Já ouviu falar do componente eletrônico que causou uma mudança na sociedade comparável à da revolução industrial? Seu nome é transistor, e ele está presente na vida de todos. Quase todo aparelho eletrônico que utilizamos diariamente possui um ou milhares desses chips integrados em seu circuito.  Computadores, celulares, televisões, carros e consoles de vídeo games servem como exemplo. Sem ele não haveria a Apple, Intel, Samsung, Microsoft ou Google. Sem ele, a Estação Espacial Hubble poderia não existir. Não existiria a internet, já pensou?

 

primeiroEsse componente – chamado de tubo de vácuo à época – surgiu em 1925 e assemelhava-se bastante a uma lâmpada. Foi criado por um físico austríaco e, posteriormente, foi melhorado pela empresa Bell Labs, que necessitava construir um receptor de rádio mais potente no período da Primeira Guerra Mundial. O primeiro computador com essa tecnologia foi o ENIAC, criado em 1936. ENIAC era uma máquina monstruosa, pesando mais de 30 toneladas e composto por mais de 100,000 partes. Nela, era possível encontrar 18,000 transistores. Além disso, ocupava uma grande sala e demandava mais de 200 quilowatts de energia elétrica. Dizem que quando ligavam a ENIAC, as luzes de parte Filadélfia diminuíam de intensidade. Além disso, alguns tubos falhavam quase todo dia e tinham que ser substituídos. Esse era o problema com os tubos de vácuo. Eles consumiam uma grande quantidade de energia e apresentavam defeito com grande frequência.

Como funciona um transistor?

 

O funcionamento desse componente baseia-se no princípio do tubo de vácuo. Basicamente, o transistor funciona como uma válvula, podendo aumentar ou diminuir a corrente elétrica que passa por ele. Porém, a característica mais importante que proporcionou o seu uso em massa foi a sua capacidade de ser binário. Como assim? Imagine que você tenha um botão que, ao ser acionado, ligue uma lâmpada. Agora, vamos imaginar que a lâmpada acesa represente o 1, e a lâmpada apagada represente o 0. O transistor seria o botão, e seu acionamento não precisa ser feito por uma pessoa, mas sim por uma voltagem. Esse é o princípio de funcionamento de todo computador.

Quais foram seus impactos na sociedade?

 

Era digitalO transistor foi responsável pela evolução da era digital, com sua eficiência sendo um dos principais pilares para o desenvolvimento da tecnologia atual. Muitos dizem que esse componente eletrônico causou mudanças na sociedade semelhantes às causadas pela Revolução Industrial. Para se ter uma noção, nos anos 50, a calculadora de mão foi apresentada ao mundo. Todos ficaram abismados com o aparelho que anteriormente ocupava uma sala inteira para realizar simples operações como soma e multiplicação! Esse componente eletrônico é tão importante que ele dita a evolução da tecnologia. A Lei de Moore foi uma previsão de como os transistores evoluiriam com o tempo, e dizia que o  número dessas peças nos eletrônicos dobraria a cada ano – essa previsão estava certa.

Quais foram as mudanças sofridas pelos transistores?

 

Atualmente os transistores estão na escala nanométrica, capazes de realizar o mesmo trabalho – e até melhor – que os antigos tubos de vácuo. No entanto, estão atingindo uma barreira física e cada vez mais torna-se difícil diminuir seu tamanho. Eles estão tão pequenos que chegaram à um ponto onde a física ainda não consegue mais explicar seu funcionamento. Incrível, não é?

Autoria: Thiago Pires – 2º Ano do Ciclo Básico do Instituto Militar de Engenharia