Muito presentes, mas pouco conhecidos

É fácil perceber que nos últimos anos a tecnologia tomou conta de uma grande quantidade de aspectos da nossa vida. Se para você isso não é claro, basta pensar que a 15 anos atrás quase não se via pessoas na rua com celulares. Hoje em dia, mais de 80% da população mundial tem acesso a esses aparelhos. Fica evidente o porquê de estarmos na chamada era digital. Contudo, você já se perguntou como é a parte eletrônica que controla seu celular, calculadora, impressora, dentre outros aparelhos do nosso dia-a-dia?

Apresento aqui: Sistemas Embarcados!

SSUCv3H4sIAAAAAAAEAJ2QMW7DMAxF9wK9g6HZg2WnaNKrBBkYmXCJKlYh0QmCwHcvJdkA5276j/wUP1/vb01jrpDIma/mlZVo8n5JHIEpzIJtu3EciUMk8AK7zNZSMYmBl4Qpj9iQA8ZJeivc/Ps/56qbvVCK4pCSMa1iabkWtqO1/bezPi57FJhwds+ysAoS0SPUIOfaan4ejPGmo91pxKA0LCMFlfIeHPhsGNTk30iO5knZAn9j1BeTk4ebAnPgsskWzIxy0iztYDv7MfQne+jtZ3foj5Jy/QMWErUiygEAAA==

Sistemas embarcados são sistemas computacionais completamente encapsulados ou dedicados ao aparelho que eles controlam. Ou seja, eles têm como único propósito realizar a atividade para qual eles foram desenvolvidos. As vantagens disso são sistemas mais baratos e acessíveis com baixo gasto energético. Além do fato de que, por serem dedicados inteiramente a uma atividade, apresentam chances bem menores de apresentarem algum tipo de erro. Esses fatores são cruciais em algumas situações, mesmo significando uma possível perda na capacidade de processamento. Afinal, ninguém quer que aconteça a famosa “tela azul” em um sistema médico que controla a vida de uma pessoa. Ou em um sistema de controle de uma aeronave em pleno vôo.

Interessante. O que mais posso saber sobre sistemas embarcados?

Sistemas embarcados possuem algumas características que podem variar de um modelo para o outro. Entre elas, são as mais importantes: a interface, o processador e os periféricos. Entre esses, os de maior interesse são os periféricos. Eles são meios de comunicação com o mundo externo. Pode-se citar como exemplo o display LCD, LEDs, USB, interface serial, entre outros. Isso possibilita uma versatilidade grande para os aparelhos em questão.

Parece muito útil. Mas será que eles tem aplicação para mim?

Claro que sim! Além de todas as aplicações que já estão presentes na vida da maioria das pessoas como celulares, computadores, impressoras e outros já citados anteriormente, temos os sistemas embarcados que podem ser programados e reprogramados para diversos fins. Podemos encontrá-los nos computadores de bordo dos automóveis, na área de telecomunicações e também em materiais militares. Agora vamos citar algumas utilidades que você pode dar para um sistema embarcado:

Indústria

Sistemas embarcados são muito utilizados atualmente na indústria, tanto no processo de produção em si, como em outros setores, como no controle de produção. É possível fazer um sistema embarcado que controle totalmente o funcionamento de uma máquina, de forma a tornar o processo mais rápido e barato do que se a máquina tivesse que ser manuseada por alguém. Também podemos aplicar a ideia no controle da quantidade de determinada peça que estamos produzindo. Ou qual a corrente que está sendo fornecida a uma máquina, por exemplo.

Achou bom? Agora imagine se pudéssemos parar o funcionamento da máquina caso houvesse algum erro com a corrente fornecida à máquina, ou mesmo controlar a distância a produção que está sendo realizada! Pois bem, isso tudo já é possível e tem sido feito em diversas empresas, as quais ganham muito em termos de controle e produtividade.

Na Sua Casa

Sim, tudo que conversamos até agora pode ser aplicado dentro da sua casa! Podemos ter sistemas embarcados controlando a temperatura de determinado ambiente, controlando a iluminação, ou até mesmo cuidando da água que suas plantas precisam receber. As aplicações são diversas e variam de acordo com a necessidade de cada um. Além disso, você ainda pode manter o controle sobre essas atividades a longa distância.

Se interessou pelos sistemas?

A IME júnior disponibiliza serviços para esse tipo de finalidade. Podemos ajudar você a aplicar esse tipo de equipamento que você já conhecia, mas não sabia que era tão útil. Se você tem alguma ideia que necessita de um sistema embarcado, ou simplesmente quer algo para tornar a sua vida mais prática, é só falar com a gente!

Autoria: Rafael Veríssimo Martins – 1º Ano de Engenharia no IME