O que é o Intraempreendedorismo?

Primeiro de tudo, o intraempreendedorismo é, como o próprio nome diz, empreender dentro de uma empresa. Muito elucidativo, não foi? Vou explicar melhor. Com a evolução do mundo dos negócios, outras necessidades são criadas. Antigamente, um bom funcionário de uma empresa era aquele que cumpria seus horários e entregava suas obrigações no prazo determinado. Hoje, essa perspectiva mudou. Não basta apenas fazer suas obrigações no tempo certo. As empresas de hoje buscam colaboradores que sejam proativos e que tenham criatividade para resolver os problemas da forma mais simples e eficiente. Nesse contexto, surgiu o intraempreendedor.

Portanto, o intraempreendedorismo é ter, na empresa, funcionários proativos. Capazes de analisar diferentes cenários e encontrar oportunidades. Então, pode-se perceber que um intraempreendedor não é um simples empregado. Ele possui um diferencial. Então, que diferencial é esse?

As Características De Um Intraempreendedor

InovationCriatividade: Essa é uma das características mais importantes. Um intraempreendedor sabe o que está acontecendo ao seu redor dentro de uma empresa. Por isso, está sempre pensando e tendo ideias criativas e, dessa forma, enxerga as oportunidades.

Liderança: Possui a capacidade de influenciar e motivar aqueles que estão ao seu redor.

Inovação: Possui a habilidade de criar e melhorar sistemas, processos e rotinas organizacionais.

Em resumo, segundo Wunderer, o intraempreendedor é um colaborador da empresa que inova, identifica e cria oportunidades de negócios. Que monta e coordena novas combinações ou arranjos de recursos para agregar valor. Age para atender necessidades latentes e buscar fazer de forma mais eficaz o que já existe.

Você deve ter pensado que toda empresa deveria ter um empregado com tais características. Mas será que todo ambiente de trabalho é favorável para tal prática?

Ambientes Favoráveis ao Intraempreendedorismo

google ambienteAs organizações burocratizadas e com inúmeras regras para fazer as atividades podem neutralizar o processo de criatividade dos empreendedores internos. Empresas que desejam ter empregados empreendedores devem propor mudanças nas regras que atrapalham o intraempreendedor. Elas devem providenciar um ambiente adequado para que eles possam utilizar suas habilidades, como criatividade e poder de inovação. Algumas organizações sabem prover o ambiente adequado para esse tipo de trabalho.

Podemos citar o google como exemplo. Atualmente, essa empresa é um dos mais desejados locais de trabalho. O clima descontraído e inúmeras soluções digitais inovadoras são fatores que deixam a todos fascinados. Tudo isso faz parte de uma cultura intraempreendedora.

A filosofia do Google

 

google 2A Google é um dos maiores exemplos de intraempreendedorismo no mundo atual. Incentivam seus colaboradores a criar novas soluções baseadas no que eles julgam como melhor para haver um maior retorno financeiro à empresa. Então, o que a Google faz diferente? Algumas de suas filosofias são:

1 – Cultura: Todos os funcionários devem usar 20% do seu tempo para pensar em ideias e inovações que eles acham importantes para a empresa. Não é pensando sobre o que a empresa acha importante, mas sim o que eles julgam como importante. Isso estimula os empregados a terem ideias criativas, pois cria um ambiente propício para isso. Muitas das ideias geniais da Google vieram dessa filosofia. O Gmail é um exemplo disso.

2 – Tomadas de Decisão: Algumas reuniões da Google acontecem ao ar livre, enquanto seus líderes caminham. O motivo para isso acontecer é que exercício físico libera endorfina. Isso faz com que as pessoas fiquem mais proativas e discutam melhor alguns assuntos enquanto praticam exercícios. Como a caminhada permite a concentração no assunto, tal prática se mostrou bastante efetiva. A produção das pessoas e as soluções extraídas dessas reuniões se mostraram mais eficientes, levando os gestores a incentivarem essa prática.

Podemos concluir que…

A principal mensagem que esses casos da Google nos transmitem é que deve existir um equilíbrio entre clima organizacional e intraempreendedorismo. Um precisa do outro para ser melhor desempenhado. O incentivo aos intraempreendedores deve acontecer primeiro, pois são as pessoas mais valiosas da empresa, já que geram mais resultado com menos recursos. Seguindo os bons intraempreendedores, geraremos um bom clima organizacional de forma orgânica. Este clima alavancará o potencial dos funcionários.

Dessa forma, criando ambiente propício para os empreendedores internos poderem utilizar sua criatividade, a empresa poderá ter resultados além daqueles esperados.

Autoria: Fernando Antonio Amorim Filho – 1º Ano do Curso Básico do IME

               Felipe Diedrich Moreira do Amaral – 1º Ano do Curso Básico do IME.