Problemas com a água da chuva? O Projeto de Drenagem pode ser a solução!

Atualmente, com os diversos casos de enchentes e alagamentos que vemos nas grandes cidades por conta das chuvas, a importância de um bom projeto de drenagem fica muito evidente. Ele é essencial e precisa ser pensado antes de qualquer construção.

Projeto de drenagem? O que é isso?

Drenagem é o processo de escoar a água em excesso de uma determinada área. Pode ser água da chuva, no caso do sistema de rede de drenagem das cidades ou campos de futebol. Ou talvez, de áreas alagadas (como charcos e brejos). A sua importância nas cidades é evitar o acúmulo de água que provoca enchentes. Já nas áreas rurais, o objetivo desse tipo de projeto é diferente. Em geral, se busca fazer com que uma área improdutiva seja capaz de ter atividade agrícola.

projetodrenagem

Mas se na natureza não existe isso, por que precisamos fazer?

É justamente por conta disso que precisamos dessa preocupação em nossas cidades. Antigamente, a maior parte das áreas das cidades estavam cobertas por terra e vegetação. Por si só, elas possuem uma determinada capacidade de absorção de água da chuva. Com a crescente urbanização dos nossos centros e o uso de concreto e asfalto em nossas construções, essa capacidade de reter a água da chuva diminuiu radicalmente. Por isso, a água passou a escoar em maior quantidade e frequência sobre as superfícies. Isso acarretou na necessidade de instalação de redes de drenagem artificial para evitar acúmulo de água em ruas e casas.

E quais as consequências disso na minha cidade e residência?

Em várias cidades brasileiras vemos muitas das inundações e alagamentos em ruas e casas. Elas em geral ocorrem por problemas ou obstruções nos seus processos de drenagem. Nelas, a urbanização cresceu de maneira não prevista. Ou talvez, sem ao menos planejar como ocorreria o escoamento de água da chuva em determinadas áreas.

A principal consequência dessa falta de planejamento são as ruas alagadas em períodos de chuva. As quais, além de provocar enormes transtornos no trânsito, são fonte de diversas doenças.

Grande parte dessa dor de cabeça poderia ter sido aliviada com um planejamento prévio. Ou mesmo com um estudo e medidas de desenvolvimento das galerias subterrâneas, que seriam responsáveis por conduzir essa água para a rede de drenagem.

Mas como isso funciona para a minha casa?

Antes de explicar como funciona a drenagem residencial, é importante ressaltar alguns cuidados importantes. Coisas que devem ser consideradas até na escolha do terreno, como:

– Verificar se o terreno está em um local baixo. Isso acarreta em um risco maior de alagamento com chuvas (que reforça a importância de um bom projeto de drenagem).

Às vezes o terreno da casa tem um lençol d’água muito alto. Ou uma camada de argila que não deixa a camada de água da chuva penetrar durante o período de chuvas. Isso faz com que a umidade fique subindo pelo piso, estragando a pintura e o revestimento.

Voltemos agora para como funciona a drenagem residencial:

projetodrenagem1

As obras de drenagem nesses casos têm o intuito de canalizar a água da chuva. Mas, também podem servir para drenar a umidade de áreas em que se formam muitos banhados, poças, ou charcos.

No caso da captação de águas pluviais, a água escoa do telhado até as calhas. Que por sua vez, a conduzem até os condutores, que a levam até a chamada caixa de areia no chão. A qual é feita de alvenaria ou concreto (é isso mesmo). Ela recebe a água dos condutores e, por meio do sistema de tubos, guia a água para fora do terreno.

No caso do sistema de drenagem do piso em volta da casa, é importante não deixar de dar o caimento de 1cm/metro na direção que a água precisa correr. Além dos ralos, coloca-se uma canaleta na lateral do terreno para recolher a água, com o caimento de 1% em sua direção. Também se colocam canaletas no estacionamento do carro para evitar que a água escorra nesse local.

Além disso, a drenagem residencial implica também na instalação de drenos subterrâneos. Principalmente em casos que o terreno fica encharcado após chuva. Esses drenos são normalmente tubos de PVC perfurados e comprados já para esse fim. A água infiltra e é encaminhada para a rede de esgoto pluvial da sua rua, que vai para a da cidade. A boa instalação desse sistema de drenos evita que a umidade do terreno chegue até as fundações e o contrapiso. Isso aumenta a sua vida útil e evita problemas como mofo.

projetodrenagem2

Vale ressaltar também que, para esse tipo de projeto, é importante a elaboração de uma planta de drenagem antes de executar a obra. Clique aqui para saber mais!

Uau! Mas que conclusão eu posso tirar após a leitura desse texto?

Podemos ver que o projeto de drenagem de águas pluviais é importantíssimo para que tenhamos um terreno rapidamente seco após períodos de chuva. Além disso, irá facilitar o tráfego por ocasião das chuvas. Eliminará a presença de águas estagnadas e lamaçais (que são focos de doenças). Reduzirá o impacto da chuva ao meio ambiente, como erosões, deslizamentos de terra em regiões de morros e poluição de rios. Com esses cuidados, você irá valorizar seu imóvel e garantir uma maior qualidade de vida.

Autoria: Rafael Rocha – Aluno do 3º Ano do Curso de Engenharia de Fortificação e Construção do IME