Você já se deparou com o problema de pensar em um projeto de engenharia e não ter os componentes para testar sua ideia? Ou então já montou o seu projeto e algo não estava funcionando? A solução desses problemas já existe, e o nome dela é LabView.

O que é LabView?

Logo LabVIEWO LabView é um software capaz de simular projetos de engenharia, fornecendo ao usuário a possibilidade de realizar testes, controle e medições no conforto de sua casa. É uma ferramenta focada em facilitar a interação dos projetos com diferentes hardwares. Ou seja, é um simulador que integra a ideia com o produto final. A maior parte de suas aplicações estão relacionadas a trabalhos de eletrônica. Quer saber como poderia se aplicar o LabView em seus projetos? Ele é uma ferramenta que oferece infinitas possibilidades.

Olha só o que é possível fazer!

Medições de sistemas físicos utilizando sensores ou atuadores

O LabVIEW torna mais fácil adquirir os dados de medição que você precisa com a utilização de sensores presentes no simulador. É possível validar conexões e configurações de hardware, com acesso instantâneo às informações por meio de uma representação visual do dispositivo.

Validar ou verificar Projetos Eletrônicos

valido

O LabVIEW simplifica a configuração do sistema. Possui diversas opções de componentes que permitem a conexão de instrumentos de bancada ou modulares de diversos fabricantes. Pode-se obter informações instantaneamente a partir dos dados de medição, e também criar interfaces de usuário para determinar rapidamente os resultados doe cada teste.

Projetar equipamentos industriais e máquinas inteligentes

O LabVIEW inclui códigos especializados de monitoramento e controle embarcados, podendo reduzir o risco e inovar com segurança. Utilizando esse software, pode-se aproveitar os códigos que já estão prontos. Não só isso, mas a conexão a dispositivos de outros fornecedores por diversos protocolos de comunicações industriais. Como  exemplo, o EtherCAT, Ethernet/IP e Modbus.

Projetar sistemas de comunicação sem fio

wirelessO LabVIEW oferece uma abordagem de programação gráfica intuitiva para programar processadores. É possível passar rapidamente uma ideia ao algoritmo e otimizar o desempenho, usando ferramentas incluídas. Além disso, pode-se desenvolver sistemas determinísticos e confiáveis em um único ambiente de desenvolvimento. Isso é feito utilizando e adaptando projetos de referência de sistemas de comunicação. Pode-se também reaproveitar os seus próprios códigos criados com o software MATLAB ou com VHDL.

Ensinar engenharia aos estudantes

O algoritmo de controle é muito usado em projetos de Sistemas de Controle, e ensinado na maior parte dos cursos de sistemas de controle. A experiência que esse programa oferece é capaz de integrar a teoria com a prática, com soluções para problemas reais. Isso ajuda a entender a dificuldade existente em realizar processos de engenharia. Com o LabVIEW é possível ganhar tempo de aprendizagem, podendo implementar a sua função de transferência diretamente no hardware.

Desenvolver sistemas de teste de produção

Densevolvimento 2

O LabVIEW permite a criação de interfaces de usuário para visualizar e analisar medições rapidamente. Além disso, permite também a utilização de software de gerenciamento de testes, como o TestStand, para minimizar o tempo de implementação em produção.

Parece ótimo! Mas quais conhecimentos preciso ter para usar o LabView?

Apesar de ser muito útil, esse software requer experiência em programação e conhecimentos técnicos diferentes para cada projeto. Portanto, limita-se a ser uma ferramenta de uso profissional e acadêmico.

Onde a IME júnior entra nisso?

Por ser uma ferramenta que requer certo conhecimento técnico, você pode achar que essa ferramenta não é para você. Contudo, o LabVIEW é uma poderosa ferramenta para diferentes tarefas. A IME júnior oferece soluções de engenharia eletrônica. Produzindo o esquemático de como o projeto será do ponto de vista técnico, bem como projetos no LabVIEW que satisfaçam a atividade proposta. Nossa equipe é guiada por orientadores capacitados e professores de engenharia do IME, garantindo a qualidade do serviço prestado com a excelência e qualidade do nosso Instituto.

Se interessou em saber um pouco mais do que pode ser feito na prática com esse software? Tem alguma ideia na sua cabeça mas não sabe por onde começar a executar? Fale conosco e vamos trabalhar juntos nisso!

Autoria: Thiago Eiji Yamahata Pires – Aluno do 2º Ano do Ciclo Básico do IME.