Muitas pessoas buscam o sucesso no ramo dos negócios. Entretanto, muitas dúvidas e perguntas surgem durante o caminho traçado pelo indivíduo rumo ao êxito empresarial. “Será que eu vou conseguir atingir o público da forma desejada?”. “Devo ter, necessariamente, uma ideia inovadora?”. “O que aquele empresário de sucesso tem que o diferencia de mim?”. Esses são exemplos de perguntas feitas por pessoas que estão iniciando sua jornada no mundo do empreendedorismo. 

KFCVocê já ouviu falar do Coronel Sanders? Pois bem. Coronel Sanders é o criador da Kentucky Fried Chicken, franquia conhecida mundialmente como KFC. Mas, o que ele fez para ficar milionário?

No início de sua jornada, ele não passava de um aposentado com uma receita de frango frito. Tinha um restaurante que estava beirando a falência, pois a rodovia principal havia sido desviada. O que o Coronel Sanders fez para sair dessa situação desfavorável? Ele teve alguma ideia genial? A resposta é não. Ele não teve uma ideia genial para ir de quase falido a milionário. Sua primeira ideia foi vender a sua receita para proprietários de restaurantes para receber uma parte do lucro. Rodou os Estados Unidos atrás de alguém que o ajudasse. Escutou “não” muitas vezes. Até que, certo dia, alguém disse sim e ele estava no negócio.  

 

Então, qual foi o diferencial do Coronel Sanders?

A diferença foi que ele soube escutar “não” várias vezes e não perder seu foco e vontade de fazer acontecer. Ele teve iniciativa e persistência. Ou seja, ele juntou dois atributos que, muitas vezes, os indivíduos não conseguem unir. E eles são essenciais para obter o êxito desejado. 

Nesse contexto, você deve ter aceitado a ideia de que, quando não há dinheiro ou patrimônios feitos anteriormente, a iniciativa e persistência são fatores fundamentais para o sucesso. Entretanto, há outra pergunta que surge no ambiente empresarial. Existem pessoas que possuem dinheiro, patrimônios e oportunidades, porém conseguem desperdiçar tudo o que a vida dá. Enquanto isso, outras que não possuem absolutamente nada, alcançam todos os seus objetivos. Qual a diferença entre esses indivíduos? 

Vendo Oportunidade Nas Dificuldades

 BuscaHá uma hora na vida das pessoas que escolhem o ramo do empreendedorismo em que elas se encontram em uma extrema dificuldade, capaz de afetar a capacidade delas de resistir. Esse é o momento em que as pessoas que obtém o sucesso se diferenciam daqueles que não conseguem obter êxito. Esse é o momento em que os indivíduos que triunfam veem a oportunidade. Eles usam isso como um treinamento. Eles usam tais dificuldades para se tornarem pessoas melhores, independente o resultado. Eles aprendem com o erro e com o acerto.

Um exemplo que ilustra bem essa ideia é a história do W.  Mitchel. Esse homem sofreu um acidente que deu a ele queimaduras em 80% de seu corpo. Ele tinha tudo para ser um homem depressivo. Tinha vários motivos para achar que ele não era capaz de chegar a lugar nenhum. Mas não foi bem isso que aconteceu. W. Michel é, hoje, um empresário bem-sucedido e cheio de vida. Isso porque ele viu nesse momento desfavorável um desafio, que era se tornar uma pessoa melhor. Enquanto isso, outros deixam oportunidades passarem porque caíram frente a uma dificuldade e permitiram que ela os destruíssem. 

E a Genialidade? Ela é Essencial para o Sucesso? 

sucessMuitos indivíduos se julgam incapazes de entrar no mundo empresarial por acharem que não possuem ideias inovadoras. Ou seja, não acham que possuem a inteligência necessária para tal atividade. Se você possui ideias inovadoras, isso é um ponto positivo. Entretanto, não é preciso que você as tenha!

Tome como exemplo as redes sociais de perguntas, como formspring, ask e sarahah. Os criadores dessas redes sociais obtiveram o êxito com a mesma ideia, porém em épocas diferentes. Talvez o primeiro dos criadores teve a brilhante ideia de criar uma rede social na qual as pessoas pudessem fazer perguntas em anônimo. Entretanto, os outros dois apenas se basearam nessa ideia. Mas, os três obtiveram sucesso. Essa situação ilustra que você não precisa, necessariamente, ter ideias geniais para triunfar no mundo dos negócios. 

E Qual a Ligação da IME Júnior Com esse Tema? 

A IME Júnior é uma empresa que acredita que iniciativa e persistência são características fundamentais para o sucesso no empreendedorismo. Baseada nessa filosofia, ela busca membros que estão em sintonia com os seus valores. Membros que estão dispostos a melhorar a cada dia. Membros que usam as dificuldades como forma de melhorar nosso negócio. 

Então, se você se interessou pelo texto, fale conosco! Veja nossos serviços e confira esse diferencial da IME Júnior!

Autoria: Fernando Antonio Amorim Filho – 1º Ano do Curso Básico do IME

                  Felipe Diedrich Moreira do Amaral – 1º Ano do Curso Básico do IME.