Eugene Polley. Sabe de quem estou falando? Pois bem. Esse é o nome da pessoa responsável por você não ter mais que levantar do sofá toda vez que quer mudar o canal ou aumentar o volume da sua televisão. Eugene Polley foi o inventor dos primeiros controles remotos, invenção essa que mudou a vida de todos.

Agora imagine por um momento: se uma única pessoa fez uma diferença tão grande, não seria demais se todos pudessem criar coisas novas? Tornar a vida, nem que seja um pouco, mais simples? Então, estou aqui para te dizer que você pode!

o-FRACASSO-REJEICAO-facebookComo posso fazer isso? Eu não sou um gênio como Polley ou um Steve Jobs. 

Vou te explicar. Já pensou em ter as luzes de sua casa ou escritório conectadas com seu smartphone e você poder configurá-las para se adaptar a cada hora do dia? Ou se apagarem automaticamente quando você sair de casa? Que tal então ter controle sobre o estoque e a localização de produtos em um armazém? Ou até mesmo aquela ideia de um produto inovador que o mercado necessita, pois se existe é muito caro? A realização desses pensamentos vem através das soluções tecnológicas oferecidas atualmente, inclusive pela nossa empresa.

Mas o que são soluções tecnológicas?

De uma forma geral, soluções tecnológicas podem ser definidas de uma simples forma. Serviço de aplicação de uma tecnologia, ou know-how, orientada a satisfazer as necessidades de criação, modificação, ou melhoria de produto ou processo dos clientes. Em outras palavras, é a busca pela melhor solução dos problemas propostos através da aplicação de conhecimentos adquiridos.

Como o próprio Einstein uma vez disse: A imaginação é mais importante que o conhecimento. Se você tem alguma ideia nova mas não possui o conhecimento técnico suficiente, o serviço de soluções tecnológicas pode ser a solução para você. 

Gostei disso. Mas o que é possível realizar com a soluções tecnológicas?

A maior parte dos projetos são realizados através da utilização de microcontroladores como Arduino e Raspberry Pi. Você pode até não conhecer esses equipamentos, mas, observe a comparação de memória entre os microcontroladores e o computador responsável por levar o homem à lua:

Computador do Apollo 11 – Memória RAM 2 KB

Arduino Mega – Memória RAM 8 KB

Raspberry Pi – Memória RAM 1000000 KB

Logo, acho que ficou claro que a imaginação é o limite. Aqui vão dois exemplos de trabalho que a IME júnior já realizou:

blingbox1- Vending Machine

Esse cliente da IME júnior teve a ideia de uma máquina que pudesse trocar moedas por vouchers de compras. Afinal, ninguém gosta de ficar andando com um monte de moedas. Tal máquina possui características diferenciadas e não constituía parte do know-how de operação de nenhuma empresa nacional. O resultado foi obtido após estudos das principais características técnicas necessárias ao seu projeto e construção. E claro, garantindo a excelência e bom preço, características da empresa.

2 – Estação Vitforcefoto-3

Praticantes de esportes como kitesurf vão gostar dessa. Como saber a direção e velocidade do vento, temperatura e sensação térmica naquela praia que você gosta de frequentar? A IME júnior realizou um projeto que instalou uma estação meteorológica no Clássico Beach Club, no Posto 2 da Barra da Tijuca. O projeto consistiu na integração de um sistema de monitoramento via sensor e vídeo das condições da praia. Além disso, foram feitas novas páginas web integradas ao site da Makrofarma, para que aqueles que desejarem possam observar as condições do local antes de se dirigirem para lá.

Então, caso você seja um pessoa empreendedora e com vontade de criar algo novo, procure a IME Júnior e teremos prazer em ajudá-lo a desenvolver o seu projeto.

Autoria: Rafael Veríssimo Martins – Aluno do 1º Ano do Curso Básico do IME