Primeiro de tudo… o que é Empreendedorismo?

atitude-empreendedora

Empreendedorismo é conhecido como o processo de implementar novos negócios ou mudanças inovadoras em empresas já existentes. É um termo muito usado nos dias de hoje, estando normalmente relacionado à criação de empresas ou produtos novos.

Mas, se limita a isso? Empresas e produtos?

A resposta é não. A característica principal do empreendedorismo é a inovação e geração de novas oportunidades. Isso não se encontra somente no âmbito empresarial. Hoje em dia, mais que nunca, nós possuímos uma diversidade considerável de áreas a explorar.

Um mundo onde a tecnologia e a informação estão se tornando cada vez mais acessíveis. Uma sociedade que está passando a ter em mente que qualidade de vida e bem coletivo são prioritários ao enriquecimento individual. Empreendedores de felicidade, não somente de negócios. Os tempos mudaram com o passar das gerações, e atualmente as mudanças mais expressivas estão sendo percebidas.

O que está tão diferente assim?

Antigamente nós víamos muitos homens de negócios investindo em invenções. Almejando sempre o material de ponta, para vender para pessoas de maior poder aquisitivo. Posteriormente, assim como tudo na história, tecnologias antes inacessíveis passaram a ser popularizadas. Com isso, o lucro advindo delas passou a aumentar devido ao aumento expressivo no número de compras. O ritmo desse processo foi sendo acelerado com o passar do tempo, chegando ao nível que estamos hoje. Sua aquisição de ontem pode estar ultrapassada em uma semana.

6e0063fe-2966-47e1-9fe4-8df5c4cca522

Pareci estar me repetindo nesse último parágrafo, mas eu gostaria que prestassem atenção em algo que não havia dito antes: Tecnologias popularizadas.

Muito foi produzido para facilitar a vida do ser humano. O empreendedorismo que foi gerado a partir disso, e está sendo muito visto nos últimos anos, é não mais o de “inventar algo novo”. Mas sim de “inventar algo novo a se fazer com algo velho”. Não existe idade ou área que limite alguém com relação a isso, pois o único necessário é se pensar fora da caixa e ter perseverança, já tendo algo em suas mãos. Percebeu a diferença entre as duas atividades? A última pode até ser muito mais barata que a primeira, o que facilita ainda mais as coisas!

Entendi! Isso é realmente interessante, mas onde os jovens entram nisso?

Lembra que o novo estilo de empreendimento só depende de perseverança e ideias inovadoras? É aí que entramos! A atual geração jovem nasceu praticamente imersa na tecnologia que mudou o nosso mundo. Nós somos acostumados com isso e lidamos com o excesso de informações a todo tempo. Adquirir conhecimento nunca foi tão fácil quanto agora. Consequentemente, sabendo bastante daquilo que é e foi feito ao redor do mundo, pensar “fora da caixa” se tornou muito mais fácil. Empreendedor também copia ideias, o diferencial é fazer que sejam bem implementadas em seu meio.

Pensando nessa vertente, nós temos exemplos de atividades ao redor do mundo, em diferentes universidades de países diversos. Um ótimo exemplo disso é o Movimento Empresa Júnior, que surgiu em 1967 na França, chegou no Brasil em 1988 (na cidade do Rio de Janeiro), e agora está presente no país quase todo. Porém, é bom lembrar que há inúmeras outras iniciativas dentro de instituições de ensino. Equipes que montam carros, veículos aéreos não tripulados, robôs etc. Tudo isso é uma representação clara do empreendedorismo no mundo jovem, atuando forte na área acadêmica.

A IME júnior faz parte desse Movimento Empresa Júnior, não é mesmo? Eu não sei muito sobre isso, pode explicar melhor?

7f63e8_2752a4ec233847198b61b4e880db686a-mv2_d_2074_1366_s_2

Claro! O Movimento Empresa Júnior, mais conhecido como MEJ, traz aos alunos a oportunidade de crescer profissionalmente enquanto cursam suas faculdades. São contratados para realizar serviços com os quais normalmente só poderiam se envolver após um tempo de formados. E o melhor de tudo, as entregas são realizadas com qualidade e um preço baixo. Parece difícil de acreditar?

O preço baixo é uma consequência direta de os estudantes que participam dessas iniciativas não serem pagos pelos seus serviços. Todo o dinheiro ganho com projetos é utilizado no pagamento de despesas da empresa e capacitações para os próprios membros. A qualidade é garantida pelos processos seletivos e constante auto aperfeiçoamento fomentado pelo movimento. Existe uma competição de cada um consigo mesmo para ser melhor que antes, e não só isso, contribuir ainda mais para o crescimento do MEJ no Brasil e mundo.

A influência do Movimento Empresa Júnior na sociedade brasileira está crescendo tão fortemente que já não é difícil encontrar empresas juniores de faturamentos na casa das centenas de milhares. O resultado mais expressivo foi visto no ano de 2017, em que uma Empresa Junior fechou um projeto único de custo de R$297.000,00. Um fato impressionante e com uma mensagem muito importante a todos.

Esse é o tamanho da confiança que nós estamos obtendo no mercado atual. Ajudamos a movimentar a economia sem ter dinheiro como nosso objetivo fim. Nos capacitamos e crescemos profissionalmente através de projetos reais e entregas de qualidade. Amamos o que fazemos e nos dedicamos com prazer, pois vemos um propósito por trás disso tudo. Isso também é empreendedorismo, mas não do jeito “convencional”.

Esse é o Empreendedorismo no Mundo Jovem.

Se interessou por como se pode empreender de diferentes maneiras? Fale conosco e conheça um pouco mais a IME júnior!

Autoria: Gabriel Cristie Ferreira Cunha – 2° Ano de Engenharia IME