Você já reparou que a maioria dos aplicativos disponíveis nas lojas são gratuitos? Como será que as empresas ganham tanto dinheiro nesse mercado?

Imagem relacionada

Com a grande variedade de funcionalidades nos smartphones, surge uma gama de aplicativos que buscam explorar da melhor forma os dispositivos e fornecer experiências únicas para seus usuários. Em consequência, percebemos que estamos inseridos em um mercado de grande concorrência e rapidez.

Esta é uma das principais razões para a maior parte dos aplicativos serem gratuitos. Por que você pagaria R$ 4,00 para baixar uma calculadora, por exemplo, se existem várias opções gratuitas na loja? Mesmo que essa calculadora seja um excelente app, os usuários irão preferir os aplicativos gratuitos. Por isso, você precisará de estratégias para conquistar usuários.

Uma das formas mais simples para começar a monetizar seu aplicativo é exibir anúncios e propagandas e disponibilizá-lo gratuitamente nas lojas.

Anúncios e propagandas

Comum na maioria dos sites web, os anúncios também podem ser inseridos em aplicativos mobile. Eles possuem locais de destaque na tela dedicados para publicidade, durante transições, ações repetitivas e frequentemente em jogos. Para converter esses anúncios em dinheiro é preciso que o usuário clique nos banners.

Resultado de imagem para app ad

Atualmente, os principais serviços de propagandas para aplicativos são o AdMob (oferecido pelo Google para aparelhos Android) e o iAd (oferecido pela Apple para aparelhos iOS). As ferramentas desses serviços tornam possível elaborar diferentes campanhas publicitárias, otimizando a exibição dos anúncios e, consequentemente, os lucros.

Aplicativos pagos

Outra maneira de ganhar dinheiro com aplicativos é vendê-los nas lojas (Play Store e App Store). Para isso, é importante oferecer recursos diferenciais dos existentes no mercado para o sucesso do seu aplicativo. Tanto para Android quanto para iOS, é cobrado uma taxa de 30% do valor das vendas. Sim, cada loja será praticamente sócia do seu negócio.

Resultado de imagem para paid app

Uma prática muito utilizada atualmente consiste em oferecer duas versões do aplicativo. Uma versão “Lite” ou “Free” (gratuita) do aplicativo, que pode incluir anúncios, com alguns recursos limitados para demonstração. Uma versão paga mais completa do app, com todas as funcionalidades e sem propagandas.

Assinaturas e itens adicionais pagos

Resultado de imagem para premium app

Além dos aplicativos pagos propriamente ditos, existem também os aplicativos conhecidos como “Freemium”. Essa palavra corresponde à união dos termos “free” e “premium”, ou seja, trata-se de um app disponibilizado gratuitamente nas lojas. Porém, existe a opção de os usuários pagarem caso queiram recursos adicionais.

Estes recursos podem ser itens adicionais, muito comuns em jogos como por exemplo vidas extras e pacote de moedas, para utilização única, ou também planos de assinatura mensais ou anuais que permitem o recebimento de conteúdos exclusivos e ilimitados. Na área de jogos, temos como exemplo o famoso game Candy Crush Saga, o qual possui itens exclusivos que podem ser adquiridos.

Vale a pena ressaltar que normalmente o aplicativo só terá sucesso se a versão gratuita oferecer um produto funcional e de valor. Desta forma, incentiva os usuários a adquirirem recursos adicionais. No caso da assinatura, o aplicativo poderá ser destinado apenas aos assinantes, que é o que ocorre com a Netflix, por exemplo.

Divulgação da marca, venda de serviços

Resultado de imagem para shopping app

Divulgar sua marca através de um aplicativo pode trazer novos clientes para sua empresa e, consequentemente, aumentar a quantidade de vendas e lucros.

Aplicativos que otimizam processos, facilitam a venda de produtos e serviços, oferecem atendimento fácil para clientes, possuem funcionalidades de pedidos e orçamento. Mesmo que não gerem receita diretamente, proporcionam redução de custos e maior satisfação para seus usuários.

Diante de todos os recursos que os aplicativos móveis oferecem, destacamos que para cada negócio teremos soluções diferenciadas. Ainda é possível mesclar os meios de monetização de forma a garantir a satisfação e boa experiência do usuário final.

Agora que você já conhece várias maneiras de ganhar dinheiro com aplicativos, entre em contato conosco! Nossos consultores irão te orientar e buscar a melhor solução para implementar e monetizar suas ideias.

 Autoria: Gabriel Dilly Furtuoso – Aluno do 2° Ano do Curso Básico do IME