Você tem um terreno? Por que não investir em um imóvel?

Resultado de imagem para terreno

Vários são os motivos para investir em uma terra. Um terreno sem nenhuma construção ou vegetação também significa gastos pro proprietário. É necessário pagar o ITR (Imposto Territorial Rural) ou IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) anualmente, dependendo da localização de seu terreno. Outro custo que o proprietário tem é com a manutenção do seu terreno: podando as árvores, mantendo a vegetação baixa, removendo o acúmulo de lixo e evitando a proliferação de animais e doenças. Caso não sejam cumpridas essas exigências, a prefeitura pode multar o dono do terreno e criar uma grande dor de cabeça.

Transformando um gasto em fonte de renda

Terrenos vazios representam um leque de possibilidade aos proprietários. Nele, é possível construir vários tipos de imóveis. Casas, estacionamentos, apartamentos, centros comerciais ou até mesmo plantações, cultivo de hortas ou pomares. Tudo dependendo da zona territorial.

Imagem relacionada

Qual é o melhor investimento?

No setor imobiliário o terreno é avaliado de forma que dê o maior retorno possível aos investidores. Isso quer dizer que será investido a menor quantia para o maior retorno financeiro. Tudo visando o maior fluxo de caixa possível. Portanto, isso dependerá do tipo de terreno, suas dimensões e tempo esperado para o retorno do investimento.

Em zona rural:

Caso o terreno seja em uma zona rural e de extensa área, longe de rodovias e centros urbanos, uma boa opção é o cultivo de plantações e hortaliças. Ou talvez jardinagens, cujo cultivo é mais breve e o retorno é mais rápido. Mas se optar por cultivar pomares ou árvores de corte, o prazo de investimento será maior. Não só isso, mas o retorno do seu investimento também será de longo prazo. É possível você mesmo investir nessas opções ou fazer um arrendamento das suas terras. No caso da segunda opção, o locador certamente fará um contrato de longo prazo com você, para que ele também possa obter lucros.

Imagem relacionada

Em zona metropolitana:

Se o seu terreno se localiza na zona central da cidade e possui uma área reduzida, você está limitado a determinados investimentos. No entanto, todos dependerão da quantidade que você deseja investir ou se apenas deseja ceder o terreno. Uma boa opção para locais movimentados e com poucos estacionamentos nas vias é a construção de prédios-garagem. São uma boa fonte de renda e não é necessária uma grande quantidade de funcionários para o funcionamento do negócio. Entretanto, uma grande quantidade monetária é imprescindível para que esse imóvel saia do papel.

Imagem relacionada

Outra boa opção é a construção de apartamentos, casa ou salas comerciais, dependendo da região em que seu terreno se encontra (se é zona residencial, comercial ou mista). Essa divisão você encontra na SMU (Secretaria Municipal de Urbanismo) de sua cidade. É recomendado que opte por casa ou apartamentos quando o local demanda uma quantidade maior de residências. A construção de uma casa, sobrados ou apartamentos depende da quantia que você deseja investir. Caso a região comporte mais salas comerciais ou o comercio careça de estabelecimentos, uma excelente escolha é a construção de salas comerciais.

Como vou investir na construção de algo se não tenho dinheiro suficiente?

O primeiro passo é verificar a quantidade que você tem disponível para o investimento. Depois, você deve estabelecer um limite viável para o seu investimento e ver qual é a melhor opção para seu terreno. O próximo passo é a verificação se o valor que você tem disponível é menor ou maior que a demanda para a sua construção. Nem sempre os empréstimos bancários são opções ruins.

Resultado de imagem para calculadora dinheiro

E como lidar com a dívida?

Calma. Se seu investimento for bem estudado, certamente você não criará uma dívida ruim e seus riscos serão minimizados. Caso seus lucros com a venda dos imóveis que construir forem maiores que as taxas do banco e o valor inicial do terreno, esse é um bom negócio. Nesse caso, o empréstimo é uma boa opção. Mas lembre-se, aja sempre com cautela e não se precipite nos negócios. Um investimento errado pode trazer muitas perdas.

Outra boa maneira de investir no seu terreno é através da permuta.

E o que é permuta?

Nesse caso, permuta significa que você cede seu terreno a alguém (normalmente a uma construtora). Esta pessoa lhe dará alguns apartamentos ou algumas salas comerciais do prédio que construir no seu terreno. Isso será feito de forma que superem o valor em que seu terreno é avaliado.

Resultado de imagem para investimento engenheiro

Resumindo:

É necessário que você faça o melhor uso do seu terreno, pois além de cortar gastos anuais, evitar dores de cabeça e ganhar dinheiro, muitas das escolhas possíveis são pouco viáveis de reverter. Para isso, é importante que se estude bem qual o melhor investimento aplicado ao seu terreno e qual a melhor forma de pagar essa aquisição. Se é através de empréstimo, permuta ou investimento financeiro próprio.

Quer saber mais sobre construção civil ou aproveitamento de terrenos? Fale conosco e iremos te ajudar a encontrar a solução ideal para o seu caso. E o melhor de tudo isso, em nosso orçamento é grátis!

Autoria: Guilherme Vinícius Scheeren – 2° Ano de Engenharia do IME