Como melhorar minha produtividade?

Resultado de imagem para productivity

Essa é uma pergunta que todos se fazem, e que pode ser respondida de diversas maneiras. Porém, algo que todos concordam ser algo prático e eficiente para um melhor aproveitamento do tempo é deixar de fazer atividades desnecessárias. Isso pode se aplicar a uma indústria, a um comércio, ou até mesmo em nossas casas.

A Revolução da Ação

Hoje temos uma ferramenta que nossos antepassados não possuíam: O computador. Essa ferramenta, dentre outras coisas, nos permitiu realizar atividades repetitivas e demoradas de forma rápida e confiável (desde que bem programadas).

Resultado de imagem para productivity computer

Hoje nós não precisamos mais realizar contas a mão. Possuímos calculadoras que realizam cálculos bem complicados com uma precisão extraordinária. Também não precisamos deixar a cópia do nosso cartão de crédito nas lojas. Muito menos esperar uma telefonista transferir nosso telefonema para quem quisermos ligar.

Isso tudo foi aperfeiçoado e o trabalho humano dispensado, substituído pelo trabalho das máquinas que automatizaram esses processos. Isso garantiu uma maior rapidez e fez com que as pessoas que trabalham em diversos setores focassem mais em melhorar os serviços, não só realizá-los.

Ou seja, automatizar os processos é muito bom para seu negócio. Você gastaria tempo realizando essa tarefa repetitiva, ou dinheiro contratando alguém para tal. Eles podem ser melhor aproveitados com outros projetos e tarefas.

E como fazer isso?

Existem diversos modos de automatizar seu negócio, seja na administração de seus bens, na automatização de maquinário, ou até no desenvolvimento de um sistema que automatize uma determinada atividade.

Automação Industrial

Resultado de imagem para automation

Existe um setor da engenharia especializado em automação industrial. Trata de automatização de processos industriais e otimização desses processos dentro do ambiente da fábrica.

Isso pode se dar através da programação de dispositivos lógicos que ditam o ligamento e o desligamento do maquinário. Para tal, geralmente é requerida a instrumentação dos processos, ou seja, a detecção do status dos diferentes estágios da produção.

Com esses insumos pode-se então programar exatamente o que cada máquina deve fazer e assim não precisar da mão humana para executá-los. Outra funcionalidade que é bastante explorada na indústria é a utilização de supervisório, que é um programa que fiscaliza remotamente o andamento do processo industrial. Logo, pode verificar se houve algum problema, dispensando um fiscal presencial no momento da produção.

Gerenciamento Interno

Resultado de imagem para stock control

Muitos processos dentro das industrias e comércios podem ser automatizados. Por exemplo, o controle de entrada e saída de pessoal. A permissão de utilização dos aparelhos do local. Muitas tarefas podem dispensar a fiscalização de um ser humano.

Isso facilita o dia-a-dia do trabalhador e deixa com que a execução das tarefas de cada um seja feita de forma mais efetiva e rápida. Outra coisa que pode ser melhorada é o controle de estoque, não somente em relação a produtividade, mas até na gestão financeira. Esse artigo pode dar uma ideia melhor de como essa implementação pode impulsionar seu negócio.

Desenvolvimento de Máquinas

Resultado de imagem para automation machine design

Muitas vezes é necessário implementar um processo específico, sendo que não existe máquina ou sistema no mercado que possa suprir essa necessidade. Logo, é indispensável uma pessoa com a expertise para fazê-lo manualmente. Será mesmo? Se não existe nada no mercado que atenda essa necessidade, por que não desenvolver algo que automatize esse processo?

Além de melhorar a produtividade no seu negócio, existe a possibilidade de existir outra pessoa com a mesma demanda que você. Ou outras pessoas! Com essa máquina, você poderá alcançar esse nicho do mercado e vender sua ideia.

Quer saber mais?

Nós da IME júnior temos a missão de ajudar pessoas a desenvolver da melhor forma seus respectivos negócios. Caso tenha o interesse de melhorar sua produtividade, não esqueça de deixar sua mensagem. Conversaremos e avaliaremos a melhor solução para o seu negócio.

Autoria: Osmar Ferreira de Freitas – 2° Ano de Engenharia do IME