Você sabe o que é controle de estoque?

Bem, ao contrário do que você deve estar pensando, o controle de estoque não limita-se à entrada e saída de produtos. Isso porque estamos falando de um dos componentes do capital de giro, que é a quantia em dinheiro disponível para a empresa manter-se no mercado por um determinado período de tempo.

Percebeu a relevância na dinâmica do seu negócio? Ao pensar nessa direção, devemos ser estratégicos. Assim, podemos integrar os diversos setores da empresa e impactar suas atividades.

Sabe quais os prejuízos gerados pela falta?

Controle de estoque

  • Compra em excesso de mercadorias :

Esse é um dos principais motivos para uma empresa pequena vir a quebrar. Ao comprar mercadorias em excesso, você paralisa o capital de giro da sua empresa.

  • Registro de movimentações:

Outro erro comum é não manter, de forma padronizada, todas as movimentações que ocorrem nas mercadorias e no caixa de uma empresa. Dessa forma, você precisará de muito mais tempo e esforço para acessar informações necessárias posteriormente.

  • Inconsistência nos dados:

Acontece quando o seu banco de dados, ou planilha de gestão, possui informações diferentes sobre uma mesma mercadoria ou insumo. Geralmente isso gera falhas na comunicação interna e com o cliente.

Os três motivos :

1) Otimização de recursos:

otimização

Com um controle de estoque de qualidade você consegue obter a quantidade ótima de mercadorias, evitando excedentes. Assim, você cria vantagens para sua empresa em relação a recursos financeiros, otimizando os seus processos.

Excesso de estoque significa dinheiro parado, e tenho certeza de que você não quer isso.

2) Facilitação da gestão financeira

gestão financeira

Embora o estoque seja visto como produtos ou insumos, devemos olhá-lo como dinheiro aplicado. Ou seja, otimizar seus processos fará com que você tenha uma melhor organização financeira e, consequentemente, tenha um maior controle na previsão de saída, conforme o giro e a demanda.

3) Reação em cadeia

Reação em cadeia

Um estoque mal gerenciado não afeta somente o seu lucro, mas também a sua reputação no mercado. Problemas de gerenciamento levam a problemas de atendimento. Os quais aumentam as chances do cliente ficar insatisfeito com o serviço. Isso tudo gera uma reação em cadeia na dinâmica da empresa, dificultando o retorno financeiro.

Portanto, o investimento feito ainda afeta o marketing. Você não tinha pensado sobre isso, certo?!

Percebeu que está na hora de implementar esse recurso?

controle do estoque

A melhor forma de resolver os problemas de controle é utilizar a tecnologia para automatizar e gerenciar os processos da sua empresa.

Atualmente utilizam-se métodos computacionais, através de programas de automatização de processos, para gerir o banco de dados e as planilhas referentes ao fluxo de mercadorias e finanças. Assim, evitam-se falhas de cadastro de produtos, de registro de operações e inconsistências de dados, pois tudo foi gerado de forma automatizada e sequencial. Todas as informações serão geridas de forma simultânea, evitando erros humanos de digitação, gestão, dentre outros.

O melhor é que tudo isso é feito de forma personalizada para a sua empresa.

Formas simples para começar a potencializar seus resultados seriam utilizar softwares como o eGestor ou contratar uma empresa para automatizar os processos e planilhas já existentes.

Quer saber mais sobre como um bom controle de estoque pode ajudar seu negócio? Fale conosco e iremos te ajudar a achar a melhor solução para você!

Autoria: Rafael Hipólito de Farias – 3° Ano de Engenharia de Computação do IME