Está pensando em construir?

O levantamento topográfico é um conjunto de medições a serem feitas em um terreno com o intuito de representar, na planta ou na carta, todos os acidentes geográficos e todas as medidas entre pontos notáveis. Existindo dois tipos de levantamento topográficos, eles diferenciam-se entre planimétricos e planialtimétricos.

O planimétrico ressalta apenas as medidas horizontais, já o planialtimétrico traz informações sobre a diferença de nível do terreno. Assim, é fundamental que seja estudado qual o tipo necessário em cada caso antes de contratar um profissional para fazer o levantamento.

E o que são plantas, cartas e mapas ?

mapa urca

Plantas e cartas são formas de representar um terreno, assim como os mapas. O que os diferencia do mapa é o tamanho da escala utilizada.

Ou seja, o tamanho da área que é mostrada na carta e na planta são diferentes. Entre eles, o mapa é que mostra a maior área, e a planta mostra a menor.

Por exemplo, mapas são utilizados para representar estados e países, já as cartas são usadas para bairros. Por último, as cartas melhor representam residências.

Devo fazer o levantamento topográfico?

Levantamento topográfico

O levantamento é muito importante para a execução de uma obra, muitas vezes sendo o primeiro passo, antes mesmo de comprar o terreno desejado.

Há situações em que o vendedor de um terreno possui o documento do imóvel que consta uma área maior da que realmente existe. Uma forma de evitar essa divergência na hora da compra de um imóvel é contratando um topógrafo.

Além disso, no caso da construção de um prédio, é necessário analisar a planta para saber se a construção está com as medidas corretas em relação ao terreno e se está posicionada corretamente.

Já no caso de uma construção de uma casa em um terreno desnivelado, é importante saber como o terreno se comporta para tornar o sistema de abastecimento hídrico mais eficiente. Dessa forma, não haverá pontos do imóvel em que a pressão da água é baixa ou não é abastecida.

Você quer saber do preço ?

Preço

O orçamento do projeto pode ser elaborado tomando como base vários critérios, como: área analisada, diária ou preço médio de mercado. Além disso, a complexidade do local analisado aumenta o preço do projeto. Áreas mais obstruídas, como zonas urbanas, são mais difíceis para as medições. Logo, o preço torna-se mais alto que um local descampado, por exemplo. Além desse empecilho, terrenos com grandes desníveis também encarecem o serviço.

A tecnologia e a precisão dos equipamentos necessários para as medições também afetam o orçamento. Grandes fazendas, por exemplo, tornam-se inviáveis de serem medidas com trenas. Assim, a utilização do GPS torna-se indispensável. Com isso, há um acréscimo no preço pelo fato desses equipamentos serem de ponta.

Apesar dos parâmetros utilizados para a precificação, na prática, o custo de um projeto topográfico é muito pequeno em relação ao total gasto com projetos (menor  que 10%).

Quem realiza o levantamento topográfico ?

O profissional responsável por fazer as medições é conhecido como topógrafo. Ele determina as localizações dos pontos importantes com o intuito de marcar as referências de níveis. Tal profissional possui apenas formação do nível técnico em topografia. Porém, é desejado que também seja qualificado em agrimensura, hidrografia e cartografia.Resultado de imagem para teodolito construção civil

O topógrafo, além de realizar o projeto topográfico, trabalha no acompanhamento da execução da obra verificando se a obra está de acordo com o esperado. Isto é, ele é responsável por indicar se a construção está posicionada no local correto.

Apesar do engenheiro civil ser o profissional principal em uma obra, não é ele quem realiza o projeto topográfico, mas apenas fiscaliza.

Autoria: Marcus Vinícius Oliveira de Medeiros – Aluno do 2º Ano do Instituto Militar de  Engenharia