Está pensando em construir?

Um projeto de construção bem executado, seguro e legalizado necessita de um grupo de plantas (que compõem o projeto arquitetônico), de um projeto elétrico, de um projeto hidráulico e, ainda, um excelente projeto estrutural.

Esse último se refere ao dimensionamento das estruturas (lajes, vigas, pilares e fundação) que irão sustentar a edificação. O seu principal propósito é garantir, basicamente, segurança, economia e durabilidade para a sua obra. Pra que seja feito um projeto estrutural de qualidade, é necessário que se faça antes uma sondagem do solo.

Mas o que é sondagem do solo?

Solo

Antes de dar início a qualquer obra, principalmente as de grande porte, é de fundamental importância que se faça uma sondagem do solo.

Esse procedimento consiste em uma coleta de informações para determinar certas características do terreno, como profundidade, resistência ao receber carga e a existência de possíveis lençóis freáticos. Negligenciar a sondagem pode trazer riscos à edificação, além de possíveis atrasos na obra.

Com esse estudo é possível determinar dois fatores muito importantes. A primeira é se o projeto é financeiramente viável, pois nem sempre compensa pagar para resolver o problema encontrado pela sondagem. A segunda é saber, com maior precisão, o tipo de fundação que é mais adequada para aquele solo, o que trará enormes vantagens para o futuro do projeto.

É realmente preciso?

Construção

Essa é uma pergunta muito frequente quando se resolve iniciar uma construção e a resposta é SIM!

No Brasil, essa prática muitas vezes é deixada de lado. Entretanto, quando é bem executada, a sondagem permite a escolha correta da fundação e de seu dimensionamento.

Isso representa uma maior segurança para sua obra, o que por si só já compensaria o investimento. Mas, além disso, ainda proporciona uma grande vantagem econômica. Isso é possível pois com uma fundação bem dimensionada, você terá uma estrutura mais leve, um planejamento mais eficiente e, por consequência, não haverá desperdício de material, ocasionando uma grande economia no custo total da obra.

Ainda não se convenceu?

Planejamento

Consertar erros na fundação causados por uma sondagem ruim ou inexistente, depois que a obra já foi iniciada, podem trazer muita dor de cabeça para você.

Além de atrasos significativos no planejamento inicial, os gastos podem se tornar exorbitantes, pois haverá material de construção desperdiçado, gastos com funcionários e outras possíveis despesas.

 

E quais são as sondagens mais utilizadas?Equipamento de Sondagem

Devido ao baixo custo, a facilidade de execução e a simplicidade do equipamento, o tipo de sondagem mais comum utilizada no Brasil é a sondagem de percussão com ensaio SPT (do inglês Standard Penetration Test).

Essa sondagem é feita enterrando um amostrador padrão no terreno, utilizando para isso um martelo. Para cada metro de profundidade que o equipamento atinge, é informado um valor para a resistência da camada de solo.

Quando se encontra uma rocha no subsolo fica difícil de se cravar o equipamento. Então, se utiliza um segundo tipo de sondagem, conhecida como sondagem rotativa. Esta consiste, basicamente, em cortar a rocha. Não para medir sua resistência, mas sua qualidade. A sondagem rotativa é também indicada para determinar a extensão do elemento rochoso.

Os dois métodos são constantemente utilizados em conjunto, dependendo do tipo de solo que se esteja lidando. O número de sondagens, portanto, deve ser suficiente para especificar essa variação de camadas.

Os problemas mais comuns de sondagem ocorrem pelo uso equivocado dos equipamentos e pelo estado de conservação ruim dos mesmos.

Seja esperto!

Não adianta abrir mão ou pagar menos na empresa que realizará a sondagem e receber um serviço mal feito. Você acabará gastando muito mais para consertar um eventual erro deles.

O custo da sondagem, geralmente, não ultrapassa 1% do valor total da obra. Portanto, vale a pena procurar uma empresa de confiança nessa fase inicial do projeto, não se preocupando apenas com o preço do serviço a ser contratado. Logo, seu investimento com certeza será revestido de estabilidade, segurança e economia para sua construção.

Está pensando em construir? Entre em contato conosco e vamos procurar juntos a melhor opção para você!

Autoria: Saulo Paulo da Costa – Aluno do 2º Ano do Instituto Militar de  Engenharia