Você já viu como a eletrônica está na sua vida?

Muito se tem discutido sobre a influência do avanço da tecnologia em diversos setores da sociedade. Um dos principais setores influenciados por essas inovações foi o setor de saúde. Nos últimos anos surgiu o conceito de Eletrônica Médica, ou de Saúde Eletrônica. Os profissionais dessa área são aqueles que criam equipamentos para solucionar problemas médicos combinando o conhecimento de medicina e biologia com princípios e práticas de engenharia.

Saúde EletrônicaEletrônica médica?

As pesquisas dessa área abrangem diversas partes da medicina. Alguns exemplos que podem ser dados são a confecção de próteses, órgãos artificiais, instrumentação, sistemas de informações médicas e de gerenciamento de saúde. Além desses desenvolvimentos, o profissional dessa área também desenvolve equipamentos usados em diversos procedimentos médicos. São exemplos desses procedimentos a ressonância magnética e alguns dispositivos capazes de automatizar as injeções de insulina e o controle de funções corporais.

Além de ter o conhecimento da área de eletrônica, o profissional deve também ter a capacidade de entender sobre fisiologia, ter conhecimentos básicos na área de medicina e ser capaz de operar equipamentos, como o desfibrilador. Essa área nova no mercado costuma atrair aqueles profissionais que têm o desejo de serem engenheiros, além de terem aquela vontade de ajudar o próximo, auxiliando médicos.

Saúde eletrônica?

Outro conceito que surgiu nos últimos anos foi o da Saúde Eletrônica. Tal concepção está diretamente relacionado à Eletrônica Médica. Esse conceito foi o responsável por introduzir a bioeletrônica na medicina. Ou seja, uma nova modalidade dessa prática baseada no implante de equipamentos eletrônicos no paciente para o auxílio no tratamento de diversas doenças, como apneia do sono, anorexia e até mesmo insuficiência cardíaca.

A principal vantagem da utilização de remédios bioeletrônicos é a obsolescência de remédios. Assim, evita efeitos colaterais típicos desses medicamentos. Em outras palavras, o tratamento consiste na substituição do uso de pílulas, pelo uso de equipamentos eletrônicos.

Vale ressaltar que a utilização da bioeletrônica tem um fundamento. Muitas das funções do corpo humano (dos órgãos, principalmente) são controladas por meio de estímulos (impulsos) elétricos. O objetivo da bioeletrônica é se aproveitar disso e tentar, de alguma forma, influenciar de forma positiva nesses estímulos.

Notou o potencial da Eletrônica médica?Eletrônica

Uma pesquisa feita pela revista ISTOÉ mostra claramente que a utilização da eletrônica médica ajudou a melhorar a rotina de muitas pessoas. Muitos dos sinais de melhora estão relacionados a pacientes que sofriam dores crônicas. Com a utilização desses medicamentos eletrônicos, sentiram um alívio quase que imediato nessas dores. Um dos principais responsáveis por isso é o fato de que os remédios controlados eletronicamente podem ser programados para dispararem apenas quando o paciente sentir a dor. Isso cria um estímulo e alivia quase que automaticamente esse incômodo.

Essa nova área tem recebido muitos investimentos no mercado e a indústria farmacêutica já aplicou milhões de dólares em pesquisas dessa área. O que mostra que ainda que seja uma área nova, ela está em crescimento acelerado. Alguns produtos que foram recentemente desenvolvidos são um adesivo utilizado para reposição de água após uma corrida, e uma membrana feita de silicone. Essa é capaz de medir a temperatura do coração, a frequência dos batimentos cardíacos, e dispara pulsos de eletricidade caso algum fator esteja fora dos parâmetros normais.

Além disso, as ferramentas cirúrgicas vêm sendo melhoradas cada vez mais por conta dos avanços nessa área. Temos por exemplo a criação de uma luva capaz de captar os movimentos das mãos, auxiliando na fisioterapia, o uso de cateteres com balão inflável na ponta e com sensores, e o uso de sensores nas pinças usadas na laparoscopia.

Essa tecnologia está aqui agora!

Veja alguns instrumentos médicos eletrônicos que são usados na Medicina no dia a dia:

analisador de gases no sangue1) Analisador de Gás no Sangue

Este equipamento consiste basicamente na análise da pressão exercida no sangue por cada substância presente nele, como o gás carbônico, gás nitrogênio, entre outros. Pela análise dos resultados se é capaz de saber de alguma desordem no conteúdo sanguíneo.

O sangue é coletado pela máquina e, por meio de circuitos eletrônicos e equipamentos de análise, os resultados são mostrados, quase que automaticamente, numa tela digital controlada por um microcontrolador.

Medidor de glicose2) Monitor de Glicose

Este equipamento é mais simples que o anterior e é utilizado para calcular o nível de glicose no sangue de pacientes diabéticos. O funcionamento dele também é bastante simples. Quando uma gota de sangue encontra um equipamento, essa é analisada por meio de displays LED e os resultados são mostrados em uma tela digital.

Perceba que tal equipamento é bastante prático. Por ter tamanho bastante reduzido, pode ser carregado no bolso para qualquer lugar.

3) Termômetros digitais

Termometro Digitaltermometro digital infravermelhoUm termômetro digital simples é um equipamento que mede a temperatura corporal e mostra o resultado num display que já está no material. Bastante prático por ter tamanho reduzido.

Já um termômetro infravermelho é um equipamento capaz de medir a temperatura de alguém à distância, por meio da energia liberada pelo corpo. Este equipamento é bastante utilizado em aeroportos para saber caso algum passageiro esteja com algum tipo de doença infecciosa.

Esfigmomanômetro4) Esfigmomanômetro

É um equipamento responsável pela medição da pressão de um paciente. É importante para resolver casos de pressão alta e analisá-los. A pressão é medida e o resultado é mostrado em uma tela digital.

Essas inovações, que há anos pareceriam coisa de ficção científica, são uma realidade hoje e salvam vidas diariamente. Cada uma delas partiu de uma ideia de uma pessoa ou de um grupo, e acabou revolucionando a vida de milhões de pessoas.

Você tem uma ideia que mudará a vida de alguém? Fale conosco! Juntos faremos sua ideia tornar-se realidade.