Banco de dados é o novo carro à álcool!

Lá pelos idos dos anos 70, o dito popular “Carro à álcool: você ainda vai ter um!” se tornou popular.

– Mas você não ia falar de banco de dados? O que o carro à álcool tem a ver?

Onde eu uso isso?

Calma que eu explico: Se o ditado antigo nasceu por uma crise do mercado de petróleo, este se dá pela evolução da tecnologia da informação. E não é de hoje que os chamados data banks estão no nosso dia a dia. Vou te provar isso, ok?

empresaPlanos De Saúde

Lembra quando as telas dos computadores eram em preto e branco? Quando, ao ir num hospital, lhe perguntavam pelo cartão do plano de saúde ou se a consulta era particular? Então, naquela tela o atendente iria buscar pelo seu cadastro e, assim, resgatar suas informações para identificar o paciente.

– Entendi, mas o que mudou?

Isso não mudou até hoje. Ao chegar para um atendimento, o mesmo procedimento é feito. E é aí que está o banco de dados: um grande cadastro!

Nesse banco de dados está tudo sobre você: Nome, telefone, CPF, …

Também informações médicas: tipo sanguíneo, alergias à medicamentos, consultas anteriores, …

Todos esses dados com fácil acesso, facilitando a sua vida, a do atendente e a do médico. Afinal, você não quer repetir tudo isso para nenhum dos dois, nem eles querem anotar tudo isso repetidas vezes, certo?

banco-de-dados-industrial-nao-e-relacionalBanco

Achou que só seu médico guarda seus dados? Seu gerente também!

Transações realizadas, valores envolvidos, números de contas. Tem cartão de crédito? Dá-lhe mais dados: Compras realizadas, parcelamentos, lojas em que fez a compra.

Podemos listar tantos dados quanto se queira, assim paramos por aqui, tá?

– Tudo bem, mas pra quê tanto dado?

Por que ter tudo isso? Imagine que um banco como o Banco do Brasil, que possui aproximadamente 40 milhões (Sim!) de clientes, tivesse que anotar tudo isso? E quem iria assegurar que esses dados não seriam roubados ou usados para má fé?

Banco de dados também é segurança! Seus dados podem ser criptografados e escondidos, assim nenhum hacker irá acha-los tão facilmente.

No seu negócio!

– Agora sim! Como isso me ajuda?

Você é dono de uma loja ou e-commerce? Controle de caixa, estoque, clientes, fornecedores…

Você é prestador de serviços? Agendamentos, clientes, materiais…

Você é possui uma escola? Alunos, professores, turmas, aulas…

Corretor de imóveis? Investidor no mercado de ações? Empreendedor? Qualquer que seja a resposta, você está em um data bank e/ou possui um, talvez só não saiba ainda. De pessoas a sites, todos precisam de um sistema de controle de dados: um banco de dados.

Imagem relacionadaEmpreendedores/Microempresas

Acabou de ter uma ideia e está implementando? Parabéns, sua startup vai precisar usar um banco de dados para estruturar suas operações. Monitorar seus processos e suas vendas é imprescindível para uma empresa, principalmente para uma que está começando.

Mesmo empresas como Uber e NuBank precisam ter controle de seus clientes, colaboradores e serviços prestados. Não importa o tamanho, o gerenciamento de informações é um dos pilares de qualquer empresa.

Resultado de imagem para ambevFábricas/Linhas de Produção

Numa fábrica, seja de fundo de garagem ou do tamanho da Ambev, é necessário controle da produção. Saber o quanto se gasta para produzir, em quanto tempo e em qual quantidade, é a chave para o sucesso.

Através da análise desses dados você consegue entender onde melhorar, onde cortar custos e onde maximizar sua produção. Assim, você otimiza sua fábrica como um todo, e consequentemente aumenta seus lucros.

E como eu crio um banco de dados?

– Tá ok, gostei das funções e realmente é muito útil! Mas, como eu faço um?

Você provavelmente já fez, só não sabe ainda. Sua agenda de contatos é um, seu bloquinho de endereços também.

Resultado de imagem para planilha restaurante excel

Um dono de restaurante, por exemplo, possui um caixa que está programado para ler a comanda e dizer o preço a pagar, certo? Por trás disso, há um banco de dados que conecta cada item da comanda com seu preço. Assim ninguém precisa fazer contas na hora de pagar, e o dono consegue ter controle de quantos clientes passaram no restaurante no dia, o horário e o quanto consumiram.

Um banco de dados pode ser feito de diversas formas: Excel, SQL, Oracle

O mais importante é ter um banco de dados otimizado para a sua necessidade. Fazendo bom uso, seu banco de dados aumenta não somente o controle sobre seu negócio, como também seu lucro.

Quer saber mais sobre como um banco de dados pode ajudar seu negócio? Fale conosco e iremos te ajudar a achar a melhor solução para você!

Autoria: Curty Pinheiro – 5° Ano de Engenharia Química do IME