Já parou para pensar em como a eletrônica facilita nossas vidas?

Resultado de imagem para eletrônica

O smartphone tão querido por muitos é um exemplo perfeito, combinando o telefone com o computador pessoal. A eletrônica está presente em todos os aspectos do mundo globalizado, e sua devida utilização é essencial para o sucesso no mercado competitivo de hoje em dia. Mas um sucesso ainda maior já pode ser vislumbrado com a utilização de IoT!

Resultado de imagem para iot

A internet das coisas (IoT) é uma área envolvida com a eletrônica que vem crescendo muito no mercado, principalmente pelo fato de poder ser utilizada em diversos setores da economia. Se quiser saber ainda mais sobre IoT, clique aqui e reveja os conceitos fundamentais.

Sua peculiaridade de conectar todas as ”coisas” trouxe um viés de otimização de tempo e recursos, e essa característica é essencial na atualidade para que haja a maior economia de recursos possível. A indústria é uma área que tem muito a ganhar com o uso da internet das coisas, vamos conferir:

Podemos enfatizar diferentes partes do processo produtivo em indústrias onde a internet das coisas poderia ser utilizada como otimizadora:

1. Processo de Fabricação:

Resultado de imagem para fabricação

  • O IoT pode ser utilizado junto a sensores conectados às máquinas, de forma que seria possível observar processos repetitivos ou falhos e assim permitir que fossem feitas correções e melhorias.
  • Monitorar o fluxo de produção, e os problemas que impactem no nível de saída de produtos podendo ser identificados e sanados, aumentando a eficiência.
  • Integrar os resultados de produção com relatórios em tempo real para atender às demandas.
  • Criar um sistema de operações de fabricação customizado de forma a aproveitar o máximo do que se tem disponível.
  • Interligar todos os maquinários do processo industrial, reconfigurando por completo suas funções, permitindo que os gestores e fiscais vejam por si só e de forma antecipada o mínimo sinal de perda de produtividade ou falhas no processo produtivo.
  • Ao monitorar o funcionamento das máquinas, e os perfis de utilização, poderia ajudar, também na escolha de matérias-primas mais em conta.

2.Logística:

Resultado de imagem para logística

  • Sensores em cargas podem dizer em tempo real onde o produto se encontra (sua exata localização), permitindo realizar a predição de tempo e data de entregas, por exemplo.
  • O monitoramento pode também localizar produtos perdidos ou roubados, ocasionando em uma segurança maior para a empresa que o utiliza.
  • Favorecer e ajudar na escolha de empresas de transporte que atendam suas necessidades, já que o IoT pode enviar o status do produto e o tempo de transporte.

3.Serviços de manutenção:

manutenção

 

  • Possibilidade de realizar manutenção preditiva e não preventiva, já que seria capaz de prever quando uma máquina deixaria de realizar sua função de forma eficiente. Então, a manutenção poderia ser feita sem perda de produtividade decorrente do tempo necessário para os consertos de “rotina”.
  • Evitar danos repentinos e permanentes, identificando potenciais falhas nas máquinas antes que quebrem completamente. Por exemplo, se uma máquina quebra durante uma impressão, o dano financeiro é bem alto. Inclui-se ainda o custo do envio de técnicos para reparos emergenciais, assim como a perda de confiança do consumidor e possíveis penalidades por atraso na entrega.

Resumindo, utilizando a internet das coisas seríamos capazes de controlar os processos produtivos de forma mais pessoal e otimizada. As possíveis aplicações não são nem próximas de incoerentes nem fora da realidade, e oferecem oportunidades de melhoria em várias áreas da indústria.

O IoT, apesar de ser relativamente novo no mercado e não possuir muitas aplicações na atualidade, tem um potencial ilimitado, principalmente no que tange a otimização de processos.

Esses exemplos podem parecer distantes, mas a tecnologia vem crescendo de forma exponencial, e o que há alguns anos atrás imaginávamos ser inconcebível, hoje tornou-se algo comum. Portanto, as empresas não podem se dar ao luxo de não investir nesse gamechanger, ou seja, um potencial transformador dos seu Negócios.

Vem Revolucionar a sua Empresa conosco! Será um prazer ajudar o crescimento dos seus Negócios! Fale conosco clicando aqui! Tendo qualquer dúvida, não hesite em nos procurar! Voe com a gente!