Primeiro: o que é automação residencial?

Se você não sabe o que é automação residencial, fique tranquilo, é um conceito bem simples de entender.Imagem relacionada

Automação Residencial é o uso da tecnologia para automatizar processos cotidianos em sua casa. Se você tem um controle de acesso em sua casa ou apartamento por biometria, ou simplesmente uma lâmpada que acende pelo movimento, então você conhece automação residencial.

Quer mais ideias em como a automação residencial pode te ajudar? Clique aqui.

Já sabemos o que é, mas quais são os tipos?

Resultado de imagem para dúvida

Como o assunto é bastante amplo, para auxiliar a sua compreensão dividimos em alguns tópicos. Assim vai ficar tudo mais organizado.

Por meio desses tópicos você irá conhecer mais sobre a automação residencial, destacando sua relação ao objetivo fim do projeto.

1 – Iluminação

Resultado de imagem para iluminação residencial

Basicamente o objetivo desse tipo de serviço é ter o controle automático da iluminação, podendo ser a partir de um controle remoto, smartphone, horário ou estímulo externo.

Um exemplo bem clássico, visto principalmente em filmes, é quando as luzes de uma casa acendem por comando de voz ou quando alguém bate palmas.

Desse modo, as possibilidades são imensas, podemos fazer um simples projeto como uma lâmpada que se apaga sozinha ou algo mais complexo como poder acender e desligar qualquer coisa em qualquer lugar.

2 – Audiovisual

Resultado de imagem para automaçao audiovisual

Nesse tipo de projeto mexemos com o controle de sons e vídeos, podendo ter acesso centralizado das câmeras, além de controle por voz.

Nesse tópico, geralmente o cliente está preocupado em tornar a sala de TV num ambiente mais aconchegante com um som e imagem de melhor qualidade.

3 – Controle de Acesso

Resultado de imagem para controle de acesso

Com um mundo cada vez mais caótico e perigoso, a segurança tornou-se cada vez mais desejada. Não é à toa que se criam condomínios fechados com vários meios de segurança.

Nesse cenário entra a tecnologia do controle de acesso automático. Podemos citar que o principal projeto é o de controle por biometria.

Outro grande serviço é o de automatizar uma catraca a partir de alguma identificação como cartão ou até mesmo a digital.

4 – Integração e Controle dos sistemas

Em uma casa existem vários sistemas independentes que tornam a vida do morador um pouco mais trabalhosa, como por exemplo o sistema de ar condicionado, cortinas, multimídia, iluminação.

O objetivo desse serviço é integrar todos esses sistemas e centraliza-los, geralmente pelo smartphone, para um maior conforto. Não há um padrão para esse projeto, sendo muito mais dependente da escolha do cliente, ao determinar os sistemas a serem integrados.

Ainda não entendi bem, pode resumir?

Resultado de imagem para smarthomeSimples! Com um sistema integrado, você pode:

  • Acender ou controlar acendimento de luzes;
  • Controlar temperatura;
  • Abrir ou fechar garagem;
  • Trancar ou destrancar portas;
  • Tocar sua playlist favorita na hora certa;

E quase tudo o que imaginar! Tudo isso pode estar ao alcance da sua mão, no seu celular, ou pré-programado conforme suas preferências. Quer mais comodidade que isso?

Ficou interessado? Tem alguma dúvida?

Se você gostou do que leu ou conseguiu identificar o tipo de automação que gostaria na sua casa, temos uma sugestão!
Fale conosco, estamos aqui para responder suas dúvidas e te ajudar a iniciar a automação do seu lar!

Autoria: Mikael Akihitto – Aluno do 2° Ano de Engenharia do IME