Primeiramente: O Que É Impressão 3D?

mulher-cara-duvida
Impressão  3D
é o método utilizado para a produção de peças, onde possuímos inicialmente suas vistas ou um modelo 3D criado em software de modelagem.

Esse arquivo do modelo é passado para impressora que realiza a impressão por camadas criando enfim a peça tridimensional.

Muitas vezes essa peça produzida é utilizada como um protótipo de teste, por ser um método que permite a modificação do modelo original por uma nova modelagem ou adaptação da modelagem antiga.

Antes de essa técnica ser desenvolvida, para se construir um protótipo de uma peça funcional de um motor, por exemplo, era preciso primeiro modelar manualmente a peça, para depois enformar e fazer o molde.

Um processo quase tão trabalhoso quanto produzir efetivamente a versão final do produto.

1 – Como É Feito O Modelo Da Impressão?

Resultado de imagem para impressão 3d

Como dito, para que um objeto seja impresso por uma impressora 3D, é preciso que ele tenha sido, antes de tudo, construído em um software de edição 3D no computador. Essa construção se chama modelagem 3D.

2 – Mas O Que É Modelagem 3D?

Modelagem 3D é uma representação tridimensional de um objeto de maneira que o computador consiga entender e executar a impressão. Pode ser feita a partir das vistas já existentes do objeto, modificando certas vistas ou criando algo completamente do zero.

Você pode entender mais disso clicando aqui.

Além da criação de peças, também podemos fazer montagens. É possível unir mais de um peça de maneira dinâmica, relacionando-as por vínculos geométricos.

Um exemplo é o bloco do motor, composto de várias peças como o cabeçote, pistão e virabrequim, mas que de certa forma estão conectados e ajustados de maneira que formam uma peça dinâmica.

3 – É Possível Imprimir Em Cores?

Resultado de imagem para impressão 3d

Sim, já existe essa possibilidade.

O método mais simples — e que pode ser utilizado em qualquer modelo — é a substituição do filamento plástico por outro de outra cor no decorrer da impressão. Porém, esse método não garante sempre os melhores resultados.

Existem impressoras com duas extrusoras (região que libera o material da impressora para formar a peça) distintas. Isso permite que você utilize dois filamentos de cores diferentes na hora da impressão.

4 – E Os Direitos Autorais Sobre Objetos Impressos?

Resultado de imagem para direitos

– Direitos autorais? Como assim?

A impressão 3D possibilita tanto a criação de modelos, quanto a cópia.

Tendo uma modelagem pronta em 3D do objeto, é possível criar sua própria linha de montagem. Mas, nesse ponto entra a questão dos direitos autorais.

– Sempre quis saber… Posso imprimir o Mickey ou o Capitão América sem problemas?

Essa questão, pelo menos por enquanto, é a mesma que sempre foi. Não importa se você está imprimindo um modelo novo em sua recém-adquirida impressora 3D, ou se está apenas modelando um brinquedo do Homem de Ferro. tom-davis-img-3853

A questão de direitos autorais é um pouco diferente se comparada a músicas e filmes. Isso acontece porque, quando se trata de objetos físicos, a lei possui diversas interpretações. Geralmente, quando você cria a representação de um objeto simples (como um action figure para colocar na sua mesa de trabalho), seja ele impresso ou não, dificilmente você responderá por quebra de direitos.

Porém, se você começar a fabricar e vender um modelo em miniatura do Darth Vader que seja semelhante ao que está sendo vendido “oficialmente”, por exemplo, você pode vir a enfrentar problemas com a justiça. Fazendo isso você estará de fato quebrando uma patente.

5 – Eu Consigo Imprimir Uma Impressora?

– Pera, nem eu entendi minha pergunta!

Calma que a gente explica: Você consegue imprimir uma impressora 3D?

– Ah, sim… Quê? É possível?!

Em parte, sim. Como as impressoras são construídas com muitas partes plásticas, a maior parte da mecânica dessas impressoras pode ser criada por elas mesmas, ou seja, as impressoras são capazes de se auto-replicar.

Porém, alguns componentes eletrônicos, cabos e outras peças precisam ser adquiridas a parte, pois as impressoras ainda não são capazes de imprimir objetos muito complexos, que utilizem diferentes materiais.