Para seguir um projeto de construção seguro, executado com eficiência e sob a legalidade, um projeto residencial completo necessita de um grupo de plantas. Normalmente, esse grupo é conhecido como Projeto Arquitetônico, formado por cinco plantas no total: a planta baixa, a planta de situação, a planta de corte, a planta de fachada e a planta de cobertura. Mas além destas plantas existem também o Projeto estrutural, o Projeto hidráulico e o Projeto elétrico de uma residência.

Hoje Vamos Conhecer Mais Sobre o Projeto Elétrico…

 

Ao começar a obra de uma casa, por exemplo, necessitamos apenas de um projeto arquitetônico completo feito por um profissional qualificado e assinado por um engenheiro.

Mas então por que muitas pessoas também procuram realizar o Projeto estrutural, o Projeto hidráulico e o Projeto Elétrico?

O Projeto Estrutural, também chamado de cálculo estrutural, é o dimensionamento das estruturas que vão sustentar uma edificação (vigas, lajes e pilares). É responsável pela segurança das edificações, não só evitando o colapso (desmoronamento) como também patologias.

Resultado de imagem para projeto estrutural

O projeto hidráulico aponta com precisão o local onde ficará cada tubulação, o material do qual deve ser feita e o diâmetro e tudo de acordo com a dimensão do local e o objetivo das tubulações. Quer saber mais sobre Projetos Hidráulicos? Veja nesse link os 4 motivos que fazem do projeto hidráulico essencial.

Resultado de imagem para projeto eletrico

Já o Projeto Elétrico consiste na determinação de materiais, a sua especificação e quantidade, além de detalhar como serão feitas as instalações que demandam energia elétrica após o término da obra. Isso vale para iluminação e para a rede de tomadas.

Nos projetos elétricos o responsável pela execução, geralmente um eletricista, possui todas as informações necessárias para fazer corretamente as instalações elétricas da obra. Ou seja, o projeto elétrico seria uma planta baixa, onde nela está especificado a distribuição elétrica geral. Nele está indicado a colocação dos conduítes e condutores (fios), com a designação de suas bitolas ou calibres, posicionamento de luminárias (lâmpadas), tomadas e interruptores, caixas de distribuição (QDG, QDL etc.).

Mas quem poderia me ajudar com essa papelada toda?!

Resultado de imagem para papelada

O projeto elétrico deve ser feito por um especialista habilitado. Para projetos mais simples, o Engenheiro Civil e um Técnico em Elétrica podem fazer. Mas, para projetos mais elaborados, existe a exigência que seja feito pelo Engenheiro Eletricista, exigência a qual é determinada pelo órgão regulamentador CREA, que além disso exige também a emissão de uma ART (Atestado de Responsabilidade Técnica) para aquele projeto.

Isso tudo acontece por se tratar de um projeto que demanda uma alta responsabilidade. Afinal, se não for bem dimensionado, podem acontecer acidentes como choques, curto circuitos, dentre outros. Os quais podem causar prejuízo e até riscos à saúde de quem estiver utilizando aquela instalação.

Ao buscar um Projeto Elétrico temos Três principais objetivos:

1. Segurança

Resultado de imagem para segurança

 

Você já ouviu falar em NBR?

Pois é, NBR é a denominação de Normas da ABNT (Agência Brasileira de Normas Técnicas).

Mas o que isso tem a ver com segurança na minha casa?

Essas normas foram criadas não somente para padronizar uma qualidade de diversos serviços no Brasil mas também para garantir a segurança do usuário e do executor desses serviços.

E é por isso que o Projeto elétrico existe, para garantir a segurança do usuário seja em sua residência ou empresa e também do executor de serviços elétricos. É dado a este profissional material com informações padronizadas para que ele efetue seu serviço aplicando o conhecimento adquirido de forma segura sem correr riscos de mexer em algo desconhecido.

2. Economia

Resultado de imagem para economia

Quando fazemos obras sem ao menos ter um projeto elétrico, arriscamos estar sujeitos a gastos desnecessários como o dimensionamento dos cabos serem feitos de forma exacerbada e termos desperdício de energia elétrica durante a utilização das instalações elétricas. Com cabos bem dimensionados, sejam no comprimento ou no tamanho de seu diâmetro, cada instalação elétrica da casa obterá o seu propósito com o máximo de eficiência.

Mas esse dimensionamento dos cabos é tão importante assim?

Resultado de imagem para dimensionamento

A resposta é: Claro que sim!

Por exemplo, se pegarmos um cabo mais grosso, além dele ser mais caro, ele irá consumir mais energia, pois vai desperdiçar mais energia pelo efeito Joule. Isso ocorre quando um condutor é aquecido ao ser percorrido por uma corrente elétrica, promovendo a transformação de energia elétrica em energia térmica.

E se usarmos um cabo mais fino, ele pode acabar não aguentando a corrente que está passando e acabar rompendo. Isso ocasionaria um estresse muito grande (além de um custo adicional da reforma) para localizar onde o cabo rompeu e acabar trocando por um novo, podendo no pior dos casos ocasionar até um incêndio.

Outro fator que afetado no quesito da economia é a execução futura de manutenções. Se em algum momento essa for necessária, o projeto elétrico irá auxiliar ao técnico a compreender a rede de instalações elétricas do local e onde estariam as suas possíveis falhas. Isso evita gastos desnecessários com mais obras e diagnósticos errôneos.

Se você lembrar da diferença mensal em sua conta de luz e somar a isso essas possíveis obras não muito bem orientadas, no final verá que poupar com projeto elétrico… não é bem poupar!

3. Funcionamento

Quando realizamos instalações de acordo com o projeto elétrico, temos a garantia de que o que foi executado é o que esta projetado naquele documento. Portanto, podemos ter o conhecimento de tudo que está no “esqueleto” da nossa obra. Esse conhecimento é muito importante caso seja necessária alguma manutenção futura.

Podemos concluir que o projeto elétrico executado com excelência evitará problemas futuros e terá, também, uma facilitação numa possível futura reforma!

Portanto, é extremamente importante realizar o projeto elétrico para qualquer tipo e tamanho de obra. Com ele temos segurança, garantia do serviço e até mesmo uma economia para a execução da obra. Portanto, não economize na hora de contratar o projeto elétrico. Esse tipo de projeto no seu imóvel só traz benefícios!

Ainda com dúvidas? Contate-nos! Fale conosco, nós estamos disponíveis para atendê-lo!

Autoria: Paulo Henrique Peres – Aluno do 3° Ano de Engenharia Civil do IME