Desde que o homem decidiu colocar seus projetos para fora do papel, tem sido de fundamental importância o conhecimento sobre a ciência dos processos em mais de duas dimensões, principalmente de forma matemática.

Um dos resultados dessa necessidade foi o desenvolvimento de tecnologias que fossem capazes de expôr a criação bidimensional do homem em três dimensões.

Sim, estamos falando de Modelagem e Impressão 3D.

Modelagem e Impressão 3D

Resultado de imagem para impressão 3d peças

O primeiro passo para o desenvolvimento de um projeto mecânico é a modelagem 3D, ou mesmo a produção de seu desenho técnico.  Desenho em que todas as dimensões das peças são especificadas.

Mas o que viria a ser um Desenho Técnico?

Imagem relacionada

Desenho técnico é um desenho detalhado que segue uma série de normas padronizadas. É, portanto, um ferramenta necessária na interpretação e representação de projetos de arquitetura, design e engenharia.

Por ser o meio de comunicação entre a equipe de criação e a de fabricação (ou de construção), ele pode ser interpretado como a linguagem gráfica que representa as formas, dimensões e posicionamento de objetos e suas relações com o meio.

Somente após este passo torna-se viável a prototipagem.

Prototipagem??? O que é isso?

Imagem relacionada

A prototipagem é a fase do projeto na qual se cria uma versão inicial, um rascunho, do produto. Para o estudo de peças, vem a ser a concretização de um modelo virtual por meio de uma impressão 3D.

Resultado de imagem para duvida

E quais seriam os benefícios de se fazer um protótipo?

A prototipagem permite:

  • validar as características exigidas pelo cliente;
  • atenuar os riscos de uma fase futura do projeto dar errado;
  • testar a praticidade e utilidade da peça;
  • desenvolver um produto minimizado em custos. Ou seja, essa fase é essencial para o sucesso do seu produto, alcançando assim o seu objetivo final e a otimização do seu lucro.

O que faz uma impressora 3D ?

Resultado de imagem para impressora 3d

Para produzir qualquer objeto, uma impressora 3D utiliza modelos matemáticos desenvolvidos por softwares. Com isso, os arquivos criados são exportados para a impressora e então as peças tomam forma, camada por camada, a partir da base.

Esses passos são necessários e suficientes para o desenvolvimento de qualquer prototipagem, ou seja, todo o processo é realizado sem a necessidade de moldes ou estruturas semelhantes.

Existem diferentes maneiras de se produzir uma peça, que podem variar de acordo com a função a qual a peça se destina. Isto é, o fator de preenchimento e até o tipo de material utilizado podem ser alterados de acordo com a resistência esperada para a peça. No entanto, o mecanismo básico de funcionamento da impressora 3D é o mesmo.

Com isso, é necessário analisar muito bem o tipo de material, entre outras especificações a serem aplicadas no desenvolvimento. Uma boa analise permite que o produto tenha qualidade e se adeque bem à função pretendida.

O modelo 3D

Os arquivos utilizados na prototipagem podem ser criados em diversos softwares 3D, e são predominantemente no formato “(…).STL”, com escala e tamanhos iguais aos esperados.

Assim, com o arquivo aberto, o software fatia o modelo 3D em várias camadas, para, em seguida, iniciar a impressão.

Suporte extra

Dependendo da peça a ser produzida, é necessário um suporte. Peças com buracos ou protuberâncias podem precisar de um material de apoio enquanto são produzidas. Após o final da impressão, o apoio é retirado e os devidos ajustes são feitos.

Resultado de imagem para quero saber mais

Interessado pela impressão 3D?

Se após essa leitura você ainda necessitar descobrir mais sobre a funcionalidade da impressão 3D e tem a curiosidade em saber se ela realmente lhe ajudaria não hesite em falar conosco.
Venha concretizar o seu projeto, sua ideia não precisa ficar só no pensamento.

Autoria: João Pedro Ramalho – Aluno do 3° Ano de Engenharia de Computação do IME