4 Motivos que fazem o Projeto Hidráulico ser fundamental

Para seguir um projeto seguro, executado com eficiência e sob a legalidade, um projeto residencial completo necessita de um grupo de plantas. Mas além dessas plantas existem também o Projeto Estrutural, o Projeto Elétrico  e o Projeto Hidráulico de uma residência. A seguir veremos mais detalhes da importância de um Projeto hidráulico.

 

por-que-posicionamentoMas o que viria a ser um Projeto hidráulico?

Um projeto hidráulico é a descrição clara e eficiente dos caminhos que a água e os resíduos relacionados percorrerão. Ou seja, é essencial para o sucesso de sua construção ter um bom Projeto Hidráulico. Será através desse projeto que as informações necessárias sobre as instalações hidráulicas são apresentadas para o executante da obra.

Um bom projeto hidráulico precisa estar de acordo com as dimensões da casa e consequentemente de acordo com as outras plantas obtidas da casa, desde o projeto arquitetônico ao projeto estrutural e também de acordo com a planta elétrica. Vejamos agora os 4 principais benefícios em se ter um projeto hidráulico de um imóvel.

1 – Economia na construção

Grande parte dos projetos hidráulicos acabam sendo feitos durante a execução da obra, diretamente por um profissional que constrói a obra e que o faz da mesma forma como aprendeu para todo tipo de construção. Dessa forma, diversos fatores particulares de um projeto acabam sendo negligenciados.

Por causa disso, há grandes chances de excesso de compra de material e que também podem gerar desperdício numa obra. Temos também a possibilidade de outros incômodos devido a falta de um projeto hidráulico bem feito, como improvisação na escolha de conectores e tubos, e a ineficiência de pressão da água.

Além disso, vamos aos fatos. Ao elaborar um projeto hidráulico, mesmo que de uma residência, ele reduz em média 20% do custo total da obra. Esse cálculo é feito levando em conta o desperdício de materiais e utilização de peças que são comumente utilizadas em todas as construções, não materiais pensados de forma personalizada para aquela construção.

2 – Evitar problemas futuros no imóvel

projeto hidráulico vazamento de águaSegundo um estudo realizado em 2006 pelo Corpo de Bombeiros do estado de Goiás, cerca de 75% das patologias da construção são provenientes de problemas relacionados às instalações de água e esgoto. Novamente, isso ocorre pela falta de conhecimento de quem executa a obra e não leva as particularidades de cada caso em conta. Um projeto hidráulico que oriente a forma como deve-se executar a instalação hidráulica é capaz de evitar uma série de problemas futuros .

3 – Facilitação em futuras ampliações ou reformas

Já imaginou se você quiser ampliar a sua casa no futuro? Criar novos quartos com suítes, por exemplo? Já pensou que sua casa já pode ser construída pensando em facilitar qualquer tipo de reforma futura? Para tal, é preciso saber aonde a tubulação hidráulica está passando na estrutura da sua casa para que as mudanças sejam feitas da forma mais otimizada e barata possível. Há diversos casos em que, por falta do conhecimento do projeto hidráulico de uma casa, o custo de uma reforma pode aumentar bastante. Isso se deve ao desalinhamento de tubulações ou rompimento dessas pela pressão, tensionamento ou aperto excessivo.

4- Economia da conta de água

Construções feitas com materiais de baixa qualidade e não pensadas da forma certa são responsáveis por grandes desperdícios de água. Uma tubulação de água mal dimensionada pode acarretar vazamentos de água, causando mais consumo do que deveria. Esses problemas podem facilmente ser evitados com um projeto de instalações hidráulicas bem feito.

projeto hidráulico

Vamos construir com zelo?

Não deixe para depois! Construa com zelo e eficiência o seu lar, o seu projeto de vida, e os seus negócios!

Se precisa de um projeto hidráulico, não demore em falar conosco! Será uma satisfação poder lhe ajudar! Contate-nos e também fique à vontade para retirar suas dúvidas com os outros textos do nosso blog.

Autoria: Henrique Diógenes – Aluno do 4° Ano do Curso de Fortificação e Construção do IME