O que é preciso para a construção de uma Residência Completa?

Resultado de imagem para casas lindas

Para construir uma residência completa e bem projetada são necessários alguns documentos que contenham as características do projeto, como: plantas de legalização, dentre elas planta baixa e planta de corte, e dimensionamento da parte estrutural e de instalações prediais.

Essa última se faz muito importante principalmente na hora de reformar um edifício ou de fazer algum tipo de reparo. Explicaremos o motivo.

As instalações prediais se dividem em duas áreas ou dois projetos diferentes:

A primeira parte é o projeto elétrico

Resultado de imagem para projeto elétrico

Mas eu preciso mesmo disso para construir? Simmm! Ele consiste na previsão da instalação elétrica, com todos os seus detalhes, localização dos pontos de utilização da energia elétrica, trajeto da fiação, divisão em circuitos, dispositivos de manobra, carga de cada circuito e carga total, bem como o detalhamento do quadro geral de distribuição.

Isso permite que o usuário tenha segurança em sua casa e saiba quais são as tomadas que suportam aparelhos como ar condicionados e secadores de cabelo. Os quais são aparelhos que precisam de uma corrente elétrica diferenciada.

O Projeto Elétrico só possui essas vantagens?

Claro que não! Outras vantagens de se construir um imóvel com a posse de um projeto elétrico são: saber a localização e seção dos condutores, facilitando futuras reformas; conhecimento da quantidade exata de material necessária para o projeto, proporcionando economia; previsão de consumo para melhor rendimento dos aparelhos domésticos.

A segunda parte é o Projeto Hidrossanitário

Resultado de imagem para projeto hidrossanitário 3d

Ele consiste na previsão da instalação de redes de água potável e esgoto doméstico. Com objetivo de atender da forma mais rentável possível as necessidades dos usuários do edifício. Ela traz maior facilidade na hora da execução, menores custos, menor ferramental necessário e menor tempo de execução.

Da mesma forma que o projeto elétrico, este projeto visa dimensionar e documentar o encanamento da residência para facilitar futuras reformas e para que as dimensões utilizadas de tubos sejam as mais rentáveis possível diante das necessidades do cliente. A ausência do projeto hidrossanitário leva a frequentes soluções improvisadas, anti-técnicas e antieconômicas.

Assim, os projetos de instalações prediais se fazem muito importantes na hora de construção ou reforma de uma residência, pois são capazes de facilitar a resolução ou mesmo inibir eventuais problemas.

Autoria: Pedro Octavio – Aluno do Quarto Ano do Instituto Militar de Engenharia.