Uma digressão sobre se tornar melhor…

Você certamente já pensou em inúmeras maneiras de encaixar tudo o que você tem pra fazer hoje em apenas 24 horas. Você já deve ter pensado em algumas maneiras de organizar todo o seu material na sua mesa de estudo. Possivelmente essa correria não deu certo, então precisamos falar de otimização! 

Também já pensou em como organizar um almoço ou churrasco de família para não desperdiçar comida, em qual caminho você gastaria menos combustível no trajeto casa-trabalho ou na melhor forma de levar sua dieta semanal. Mas o que todas essas reflexões cotidianas tão ordinárias têm em comum? Estamos falando de um fenômeno intrínseco ao nosso estilo de vida globalizado: viver otimizando processos.

.

 Mas o que é otimizar?

A otimização é algo que aumenta a eficiência de tudo que fazemos. Otimizamos tempo, espaço, alimentação, combustível e até mesmo saúde. Não importa de que esfera pessoal ou social, a máxima é fazer as coisas do jeito que depreende menos trabalho. Matematicamente, problemas de otimização são aqueles em que buscamos, sistematicamente, uma relação que nos entregue máximos ou mínimos de um processo dentro de um conjunto viável com várias variáveis. Notadamente, otimizar é buscar transformar algo para melhor.

 

Transformar como?

Criar do zero algo que seja o melhor de sua franquia nem sempre é tão fácil ou comum. Em muitos casos, existem diversos processos ou sistemas que já operam há meses ou anos, mas não são otimizados. Que tal gastar menos tempo? Menos combustível? Maior performance?

Talvez você consiga pensar em uma máquina, um aparelho, um modelo da sua empresa que poderia performar melhor. Por vezes você não consegue, acomodado com a situação ao seu redor.

É o olhar de alguém de fora sobre os seus sistemas corriqueiros que te fazem enxergar um mundo em que as coisas sempre têm capacidade de funcionar de uma forma melhor: saber olhar com a perspectiva de otimizar.

Por que a IME Júnior possui esse olhar?

O ambiente em que vivemos e os desafios a que somos expostos nos obrigam diariamente a pensar fora da caixa, tanto como pessoas, quanto como engenheiros. Com isso e com uma vasta experiência nos mais diversos projetos, desenvolvemos esse olhar otimizador dentro de cada um para a análise e melhoria de sistemas como peças e máquinas, montagens de equipamentos, plantas baixas de construções, aproveitamento energético ou funcionamento e design de websites institucionais.

Seja lá qual for o seu problema, ou até mesmo se você não tiver um, proponha a si mesmo(a) o desafio de pensar fora da caixa: que tal expô-lo ao olhar de um de nós, engenheiros da IME Júnior? Fale conosco!

Autoria: Victor Brandão