Um site é a versão digital da sua empresa. Um bom site passa credibilidade e segurança, além de servir como forma de conseguir novos clientes. Aí é que entra o assunto de hoje: as ferramentas gratuitas de criação de site, em especial o WordPress. Apesar de ter sido criado para a criação de Blogs, com alteração de temas, plug-ins e outros detalhes podemos criar sites muito bons. Esse é artigo é para você que já conhece essa plataforma e quer saber como melhorar seu site utilizando todo o potencial do WordPress.

1. Plugins! O que são? E para que servem em um site?

plugin wordpress

Quer adicionar um novo recurso ao seu site e não tem experiência em programação? Bem, os plug-ins nasceram para isso. Eles podem ser baixadas através próprio painel do WordPress, através da opção plug-ins:

Com eles você pode adicionar um formulário de contato para seus clientes, integrar seu website a sua página de Facebook, Criar Sliders lindos e profissionais com apenas alguns cliques. Quer encontrar algum plug-in específico? É fácil basta procurar por plugin WordPress “de tal função” no Google, apareceram inúmeras opções. O mais legal é que você pode testar as diferentes opções.

Além disso, existem algumas opções de plug-ins que são pagas, é altamente recomendado que a versão grátis seja testada antes de se fazer a compra.

2. Blog! Como posso criar no meu site?

O WordPress foi pensado inicialmente para criação de blogs e por isso ele é bem simpático a manutenção de um. Você pode definir qualquer página que você tenha criado como o Blog do Site, acrescentar posts, definir como os posts serão apresentados, criar menus específicos para o Blog.

Além disso, as buscas orgânicas veem com bons olhos conteúdo desenvolvido de forma independente, o que vai fazer seu website aparecer primeiro no Google.

É sério! A geração de conteúdo faz uma diferença enorme entre aparecer ou não para o seu cliente. Até para quem utiliza o serviço de propaganda paga do Google, o adwords, o blog com conteúdo relevante afeta o resultado de quem aparecerá primeiro.

Então vai lá, faz como a IME júnior e já começa a escrever um artigo para postar em seu site.

3. Desempenho! Com o  site WordPress, consigo melhorar o desempenho do meu site?

melhorar siteSim. Existem ferramentas que analisam seu website e dão dicas de como melhorar o desempenho e a experiência com usuário. Uma das melhores ferramentas é do próprio Google e pode ser acessada aqui.

Nela você vai encontrar como melhorar a velocidade do seu site tanto para mobile quanto para web e como melhorar a experiência do usuário no mobile.

Entretanto, para entender algumas das sugestões é necessário conhecimento de programação.

Outra dica é a compactação das imagens utilizadas. Existem  plugins que diminui o tamanho das imagens utilizadas no seu website. Não necessariamente a mais imagem com melhor definição é a ideal para o seu site, a queda na qualidade é quase imperceptível.

4. SEO! Já ouviu falar!

 

SEO significa Search Engine Optimization. Em português é conhecido como otimização de site.

Um website é criado para ser visto e geralmente é acessado através de mecanismos de busca. Então para aumentar o número de visualizações de um website é essencial que ele apareça primeiro nas buscas. Aí é que o SEO entra. Umas das formas de aplicar SEO no seu site é através de plug-ins. Aqui vai um ótimo e gratuito que vai te ajudar muito.

5. Tema pago! Vale a pena?

Site em WordPress

Depende da preferência do cliente. Os temas pagos ajudam muito na criação de um site, apesar de serem caros. Eles tornam a criação de páginas bonitas e com funcionalidades complexas bem mais simples. Você poderá editar desde a margem do roda-pé do website até colocar seus projetos em um portfólio quase pronto.

Os temas com mais downloads contam com um suporte amplo e com uma comunidade de usuários muito ativa. Geralmente dá para saber como adicionar qualquer elemento através da própria internet.

Demora-se um tempo para se acostumar a interface do tema pago, mas elas seguem meio que um padrão e você pode usar isso ao seu favor ao testar mais de um tema pago.

É necessário algum conhecimento de design para aproveitar todo seu potencial. Quando for escolher algum tema olhe suas funcionalidades, não a foto que é apresentada como Design padrão do Tema.

Um ótimo website para a busca de temas pode ser acessado clicando aqui.

Autoria: Júlio Tinôco – Aluno do 2º Ano do Ciclo Básico do IME.