Modelagem 3D é uma representação tridimensional de um objeto de maneira que o computador consiga entender para executar um processo. Pode ser feita a partir das vistas já existentes do objeto, de um outro objeto modificando certas peças ou criando algo completamente do zero.

Pela modelagem, além da criação de peças, também podemos fazer montagens, unindo mais de um peça de maneira dinâmica, tais que se relacionam por vínculos geométricos. Um exemplo é o bloco do motor, composto de várias peças como o cabeçote, pistão, virabrequim, mas que de certa forma estão conectados e ajustados de maneira que formam uma peça dinâmica

O último passo da modelagem seria a prototipagem, que é a criação do modelo real. Passo este que envolve não somente criação das peças que o compõe, mas também a logística da montagem de cada peça e qual seria a melhor maneira de otimizar o processo para produção em massa.

A modelagem vem sendo cada vez mais procurada pois é um método fundamental na execução do projeto, sendo muito prática e adaptável para criação de objetos, pois não depende de nada concreto, apenas uma ideia.

A modelagem 3D vem acompanhando o limiar do desenvolvimento tecnológico, pois incentiva cada vez mais a criação de softwares de ponta para que se consiga uma modelagem cada vez mais próxima do real, além da necessidade utilização de máquinas precisas na prototipagem, como as impressoras 3D.

Autoria:
Hugo Concolato