Se a automação, como um todo, significa tornar automático, mais rápido um determinado processo, seja fazendo a luz do banheiro acender sozinha ou a porta da loja abrir e fechar por sensores, a automação industrial vem a ser a chave para processos mais velozes e baratos.

De fato, a automatização dos meios de produção tem ajudado a acelerar a entrega de produtos e diminuir o preço de mercado. Ao tornar um processo automático, ou computadorizado, este passa a ser mais facilmente otimizado, com isso reduzindo os custos e o tempo médio de fabricação de um dado produto, assim aumentando a quantidade que pode ser produzida e também o lucro. Uma boa ideia para evidenciar essa possibilidade é fazer um estudo de caso.

Imaginemos que nós tenhamos uma fábrica de potes, que segue o processo: aquecer a matéria prima, adicionar o corante da cor do pote,colocar na máquina que faz os potes, retirar os potes da máquina e armazenar. O processo só pode ser reiniciado depois de completo, pois o mesmo operário que coloca o material é o que retira os potes. Um processo automático pode tornar o aquecimento e a escolha da cor uma fase única, eliminando também a necessidade de transferir para a máquina.

Nessa possibilidade, enquanto a máquina faz os potes, uma nova leva de material seja aquecida, pois já foi programada anteriormente, deixando o operário com a função de apenas estocar os potes prontos, o que poderá ser feito de melhor forma, visto que ele não precisará voltar à máquina até que a nova leva de potes fique pronta.

Desta forma, a fábrica passa a fazer mais potes em um dia, tendo maior capacidade de produção. Imagine se todo o processo for automático: não havendo a necessidade do operário, o custo de fabricação é reduzido, aumentando o lucro por peça. A automação é, portanto, um passo importante para a otimização de qualquer processo, sendo indispensável para a indústria moderna.

Autoria:
Curty Pinheiro Junior