Já pensou num mundo que nem nos filmes futurísticos, onde tudo é rodeado por robôs e por máquinas inteligentes que facilitam nosso dia-a-dia? Além disso, você já imaginou ter um casa inteligente onde com duas palmas se acende a luz e com um simples toque no celular fecha-se a cortina ou liga-se a TV? Tudo isto está envolvido com a Automação!!!

Parece mesmo coisa do futuro, mas é uma realidade atual. Com o objetivo de dar mais conforto e praticidade para o ser humano, desenvolveu-se a automação dos processos, desde a simples atividades como uma porta automática a mais complexas como um robô que limpa a sujeira de uma empresa.

Nesse âmbito de automação, esse ramo vem crescendo absurdamente podendo ser aplicado às mais diversas áreas como residencial, comercial e industrial.

A automação residencial consiste em criar melhorias no conforto e na segurança de residências, tais como: Controle de acesso por biometria, porteiro e portões eletrônicos, controle de luminosidade de ambientes, controle de umidade, temperatura e ar condicionado.

Já a comercial é focada em otimizar processos comerciais, como administração e gerenciamento de forma mais eficaz. Alguns exemplos são: sistemas controle de estoques, contas a pagar e receber, folha de pagamentos, identificação de mercadorias por códigos de barras ou por rádio frequência.

Diferentemente da comercial e residencial, a automação industrial vem se tornando quase necessário para as empresas e indústrias se permanecerem no mercado.Ela é focada em criar mecanismo, que produzem o melhor produto com o menor custo benefício através da produtividade, condições de trabalho dos operários, simplificar operações e a manutenção.Em geral, é tornar uma tarefa de produção realizada por operadores humanos em um conjunto de elementos tecnológicos.

Dessa forma, nesse nosso mundo do futuro, os processos de automação já estão intrínsecos nas nossas vidas.
Já pensou em ter esse serviço na sua empresa com todos seus benefícios? A IME júnior oferece serviços de automação industrial com excelência e qualidade, com preços abaixo do mercado.

Autoria:
Mikael Akihitto