O e-commerce é muito mais que um site. Além do frontend, que é o site que o usuário efetivamente vê, há um robusto sistema de gestão de pedidos por trás (backend). Neste sistema, é possível controlar o estoque dos produtos, emitir notas fiscais, realizar o controle financeiro e analisar relatórios de desempenho.

Ao se pensar em um e-commerce, três pilares principais devem ser estruturados:

plataforma, marketing e operação.


A plataforma é fundamental para o sucesso do e-commerce

Ela converte visitas em vendas. Para isso, algumas características fundamentais devem ser observadas: a plataforma deve ser rápida, com design moderno e fácil navegabilidade. O cliente deve se sentir confortável desde o momento em que entra no site, até quando finaliza a compra.
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 Para obter mais visitas, o marketing é essencial

O marketing online é bem diferente do off-line, sendo menos subjetivo e muito mais analítico. Na internet, não se “acha” nada, têm-se todos os dados: sabe-se de onde o cliente veio antes de entrar no site, que páginas ele visitou, quanto tempo passou no site e por onde o deixou caso não tenha finalizado a compra. Para exemplificar, três das ferramentas mais utilizadas no marketing online são Google AdWords (links patrocinados, que aparecem coloridos no topo dos resultados de busca), mídias sociais e e-mail marketing.


A operação engloba desde o recebimento de um pedido até o atendimento pós-venda

Para isso, deve-se ter um controle de estoque eficiente, uma expedição organizada e um SAC ativo. É importante não só comunicar seu cliente de eventuais atrasos ou falhas ocorridas, mas também utilizar o SAC como ferramenta de recuperação de carrinhos abandonados: para os clientes que chegaram até a última página, completaram os dados pessoais, mas não concluíram a compra, pode-se ligar para oferecer ajuda e reverter eventuais desistências.


Se compararmos uma loja online com uma loja física, o marketing é a localização do ponto: se o local é bom, obtêm-se mais visitas. Já a plataforma é a organização interna da loja: disposição dos produtos, atendimento (operação) e facilidade de compra. Em uma loja organizada, o cliente consegue localizar facilmente seu produto, é bem atendido e finaliza a compra satisfatoriamente.